Cultura e Educação

MC - Instituto dos Museus e da Conservação

Protocolo com o IMC - Instituto dos Museus e da Conservação no âmbito da preservação do Património Nacional – que contemplou o restauro integral e a reconstituição histórica da Sala D. João VI, do Palácio Nacional da Ajuda, enquadrada nas Comemorações dos 200 Anos da Viagem da Família Real para o Brasil. Foi, aliás neste espaço que, em outubro de 2009, a Fundação Galp Energia foi oficialmente apresentada ao público.

Saiba mais sobre a reconstituição histórica da Sala D. João VI.

Após a recuperação integral das pinturas murais, decorreu, ao longo de 2012, a intervenção de restauro do teto que entretanto foi concluída. Em 2013 realizou-se o restauro dos três grandes lustres que ornamentam a sala no período em que decorreu a exposição  da artista plástica Joana Vasconcelos.

Casa da Música

Após dois anos de Mecenato ao Ciclo de Jazz Galp, a Fundação Galp assumiu em 2012 o papel de Parceiro do Serviço Educativo da Casa da Música. Este projeto mais amplo de apoio à cultura musical centra-se na componente didática do convívio com a arte musical. Com um programa de reconhecido mérito nacional e internacional, o Serviço Educativo proporciona, a todos os públicos, experiências que levam à descoberta da música como universo de prazer e conhecimento, de realização pessoal e comunicação com o outro.

Saiba mais sobre o apoio da FGE, em 2010 e 2011, ao Ciclo Jazz Galp.
Saiba mais sobre o apoio da FGE, apartir de 2012, ao Serviço Educativo.

Leilão Solidário Art on Chairs

No âmbito da iniciativa Duets/Art on Chairs, promovida pelo Município de Paredes no final de 2012, foram desafiados onze artistas nacionais a desenharem cadeiras únicas para onze individualidades de comprovado mérito em diversas áreas da sociedade. A Fundação Galp participou neste evento ao licitar a cadeira criada pelo designer Paulo Lobo, a qual teve por inspiração a figura do Professor Aníbal Cavaco Silva.
Esta ação permitiu que a Fundação colaborasse numa iniciativa inovadora de exploração de sinergias entre as artes/design e a solidariedade, apoiando, simultaneamente, o trabalho do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados  (ACNUR), entidade para a qual reverteram os fundos angariados.
Já em 2013, a Fundação Galp fez a doação da cadeira licitada ao Museu da Presidência da República numa cerimónia simples que contou com a presença do Sr. Presidente da República, do Presidente da CM de Paredes e de membros do Conselho de Administração da Fundação Galp Energia.

Coleção de Livros de História da Galp Energia

Com o objetivo de divulgar a história do Grupo Galp Energia e os marcos mais importantes da sua atividade que influenciaram, à sua escala, o país, a Fundação Galp lançou, no final de 2011, o primeiro livro de uma coleção de livros de História da empresa, intitulado O Nosso Tempo que retrata toda a história da Galp Energia, remontando às origens em 1846, com a constituição da Companhia Lisbonense d’Iluminação a Gaz.

A coleção será composta por 6 edições:

• “O Nosso Tempo – Uma história da Galp Energia”: editado em 2011;
       • “A história da refinação em Portugal”: editado no final de 2012;
       • "Gás a História Natural": editado em 2014.
       • História da privatização do Grupo Galp Energia: Edição em curso;
       • História da marca: a editar;
       • História sobre Exploração e Produção: a editar.

Vidas Galp

Iniciado em 2004, o projeto “Vidas Galp” tem como objetivo principal o resgate da história da empresa através do testemunho dos seus protagonistas – os colaboradores. O “Vidas Galp” é, desde 2009, apoiado pela Fundação Galp.
Os trabalhos de registo de testemunhos em áudio e em vídeo, a recolha de fotografias, documentos antigos, vídeos institucionais e publicitários e brochuras prosseguem enriquecendo o acervo histórico já existente. Parte deste acervo encontra-se disponível no Museu Virtual, na plataforma eletrónica http://vidas.galpenergia.com permitindo à comunidade em geral tomar contacto com a identidade, cultura e história da Galp Energia. Ainda pela consciência da importância da preservação e divulgação da memória histórica no âmbito do setor da energia, a Fundação dedica-se não só à recolha, catalogação e recuperação do espólio industrial documental e fotográfico, mas também de peças e objetos históricos.