Desenvolvimento Social

Descubra as iniciativas de apoio a instituições de solidariedade social desenvolvidas pela Fundação Galp.
Desenvolvimento Social

Protocolo Fundação Galp Solidária

A Fundação Galp desenvolveu uma iniciativa coletiva de resposta a situações de Emergência Social, denominada Fundação Galp Solidária. Esta iniciativa desdobrou-se em dois projetos: Fundação Galp Solidária – Norte e Fundação Galp Solidária – Sul, tratando-se de uma parceria de apoio social a favor dos grupos mais desfavorecidos e vulneráveis da sociedade.

Através da Fundação Galp Solidária, é possível acompanhar o meritório trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Organizações da Sociedade Civil, apoiando-as face às grandes dificuldades que enfrentam na concretização da sua função social.

EPIS – Empresários pela Inclusão Social

A Fundação Galp é, desde 2009, associada da EPIS – Empresários pela Inclusão Social – acompanhando e contribuindo para a sua atividade de combate ao abandono e insucesso escolares.

A sua ação tem por base uma metodologia inédita em Portugal de capacitação de jovens e respetivas famílias, através do trabalho desenvolvido por uma rede alargada de mediadores profissionais.

Galp Voluntária

A Fundação Galp estabeleceu uma parceria com a Galp Voluntária para o desenvolvimento de iniciativas de cariz social, impulsionando o voluntariado empresarial.

Como resultado desta parceria, já foram reabilitadas sete instituições em Alcântara, foram transformadas duas valências sociais (em Sines e Matosinhos) e, fruto da associação à Make-a-Wish, foram realizados os desejos de crianças que sofrem de doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas.

Associação Bagos d'Ouro

A Fundação Galp é Parceira “Videira d’Ouro” da Associação Bagos d’Ouro desde 2011, tendo vindo a apoiar as suas atividades e alguns projetos específicos. Entre eles encontra-se, por exemplo, a publicação e lançamento da primeira e segunda edições do seu livro de receitas, que juntou 54 prestigiados chefes em Portugal num movimento de solidariedade.

O livro está disponível em várias garrafeiras e restaurantes do país, nas principais lojas do Continente, no Espaço Bertrand e em vários postos de abastecimento da Galp. A venda reverte 100% a favor da Associação Bagos d’Ouro.

O objetivo da Associação é acompanhar crianças da região até à sua maioridade, assumindo com dignidade os casos de risco em total coordenação com o seu seio familiar e meio envolvente. Na prática, pretende garantir a cada criança a escolaridade obrigatória, proporcionando uma melhor ocupação dos seus tempos livres e atividades lúdicas próprias da sua idade, para que possam sentir-se, de facto, crianças.

Histórico

Iniciativa promovida pela Fundação Galp com o objetivo de dar destaque e divulgar, na sua página de internet e junto do universo de colaboradores da Galp, o trabalho desenvolvido e formas de ajudar entidades do terceiro sector, selecionadas de entre as candidaturas recebidas mensalmente.

A Entidade do Mês foi uma iniciativa que decorreu entre Abril de 2011 e Junho de 2013 tendo abrangido 35 entidades. Conheça as Entidades do Mês que estiveram em destaque.

A Fundação Galp, em parceria com a Comercialização Retalho da Unidade de Negócio Gas&Power – Galp, no âmbito dos serviços Galp Comfort, têm vindo a desenvolver a iniciativa Energia Solidária.

Conheça os detalhes das doações de diversos tipos de equipamentos gasodomésticos a IPSS carenciadas dos distritos de Lisboa e Setúbal.

O desempenho da seleção paralímpica portuguesa tem sido um forte contributo para captar a atenção da opinião pública para a realidade do desporto adaptado em Portugal, não só para as conquistas que tem alcançado, mas sobretudo para as grandes necessidades e dificuldades que enfrenta.

O apoio da Fundação Galp ao Comité Paralímpico de Portugal, materializado através de um protocolo a 4 anos (2009 a 2012), teve como objetivo a mobilização da sociedade para o apoio e reconhecimento do Movimento Paralímpico, a promoção de novas modalidades, a captação de novos praticantes e proporcionar aos atletas paralímpicos os meios e as condições de que necessitam para a sua preparação desportiva.

Apoio à “Raríssimas” entre 2009 e 2011 – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras na construção da “Casa dos Marcos”.

Este espaço pretende vir a ser um Centro de Competência/ Referência na área clínica, social e educativa das Doenças Raras, com atividades ocupacionais para jovens/adultos e uma help-line de assistência a familiares e técnicos de saúde, 24 horas por dia.

Entre 2009 e 2011, a Fundação Galp foi Mecenas de Ouro da campanha 100 Mecenas Unidos pela Diabetes, desenvolvida pela Fundação Ernesto Roma e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. O objetivo foi viabilizar a Escola da Diabetes Ernesto Roma, que se destina à formação de profissionais de saúde e doentes, para que, no seu dia-a-dia, saibam lidar com a Diabetes e com as formas de tratamento desta doença crónica.

A Fundação Galp promoveu os “Engraxadores de Rua”, uma iniciativa da associação “CAIS” de combate à pobreza e exclusão social no âmbito do projeto “Capacitar Hoje”.

A CAIS tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas sem-abrigo e daquelas que, não sendo sem-abrigo, se encontram em situação de privação, exclusão ou risco. Fundada em 1994, atua, sobretudo, nos distritos de Lisboa e Porto, pese embora tenha colaborações com instituições de todo o território nacional.

A sua atividade teve início com o lançamento de uma revista vendida por pessoas sem-abrigo, cujas vendas revertem em 70% para os vendedores.

Durante todas as manhãs de quarta-feira do mês de maio de 2011 o Sr. Sérgio Pimentel esteve na entrada principal da Torre A, em Lisboa, disponibilizando os seus serviços de engraxador, estando já planeadas novas datas para esta iniciativa. O preço deste serviço reverteu inteiramente a favor do Sr. Sérgio Pimentel.

A Fundação Galp apoiou em 2011 o Desafio do Coração, uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia para promover um estilo de vida saudável.

O Desafio do Coração decorreu no Estádio Universitário de Lisboa, entre os dias 12 e 14 de maio, das 10h às 18h, sendo composto por um passeio orientado durante o qual todos os participantes puderam visitar diversas estações que apelam à prática de estilos de vida saudáveis.

Durante o percurso foram feitas as avaliações dos principais fatores de risco para a sua saúde, como a tensão arterial, o nível de colesterol total, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, entre outros parâmetros.

A Fundação Galp Energia associou-se a este evento através da sua divulgação e presenteando os participantes com diversos brindes.