A Energia de Alcântara

A Galp e a sua Fundação chegaram a Alcântara. Procurámos conhecer o contexto socioeconómico deste "nosso" novo bairro, aproximar-nos das suas pessoas e mapear os parceiros sociais mais relevantes a nível local. Juntos, começámos a desenhar os projetos que darão corpo ao nosso plano de envolvimento nesta comunidade: a Energia de Alcântara.

Documentário: A Energia de Alcântara

Para nós, a Energia de Alcântara são as suas pessoas. Esta é a história de algumas delas.

A atuação nos nossos três eixos estratégicos:
Acesso à educação, acesso à energia e redução de desigualdades

Apoiamos a educação e inclusão

Em parceria com o Boa-Hora Futebol Clube, apoiamos um programa de monitores que ocupam os tempos livres das crianças e jovens das escolas de Alcântara com atividades educativas e desportivas, de forma segura, saudável e enriquecedora.

Estes alunos são também convidados a participar em workshops. O primeiro workshop foi em novembro de 2023 e contou com o cantor Diogo Piçarra como convidado surpresa.

Promovemos o autoconsumo coletivo

Instalámos 185 painéis solares no complexo do Boa-Hora FC, naquele que é o nosso primeiro projeto de autoconsumo coletivo com propósito social.

A energia limpa aqui produzida suprirá quase metade das necessidades energéticas do clube e poderá vir a alimentar diversas associações e equipamentos sociais, tais como a Associação Vida Autónoma, o Balneário Público, o CCR CCR, o Centro Social Paroquial e a CRESCER.

V

Envolvemos os nossos voluntários

Em 2023, dinamizámos cerca de 20 iniciativas de voluntariado em Alcântara, nas quais contámos com a energia de 434 colaboradores. Este ano, renovámos o compromisso.

P

Reforçámos o apoio a parceiros sociais

Apoiamos a missão social dos nossos parceiros - não apenas através de iniciativas de voluntariado, mas também através de apoios, que podem incluir os nossos produtos e serviços. As doações de combustível e de cabazes de alimentos são disto mesmo exemplo.

P

Somos parceiros de energia

Somos parceiros de energia do Banco Alimentar e do Banco de Bens Doados (ENTRAJUDA), doando combustível para alimentar as operações dos 21 Bancos Alimentares em Portugal.