Ciclo Jazz Galp 2011

Criada em Janeiro de 2006, a Fundação Casa da Música visa promover, fomentar, difundir e prosseguir as atividades culturais e formativas no domínio da Música.

Projeto artístico casa da músicaAo longo dos anos, os planos de atividade da Fundação Casa da Música têm vindo a demonstrar um projeto artístico assente em diferentes estilos e géneros musicais, uma oferta regular de eventos e uma forte aposta na melhoria contínua da qualidade artística dos agrupamentos residentes, na diversificação da oferta, no apoio aos novos talentos emergentes e no alargamento do seu campo de ação.

Já ocorreram mais de 60 estreias mundiais na Casa da Música e esta instituição participou em 24 projetos em parcerias e co-encomendas internacionais com prestigiadas instituições associadas, das quais se destacam o IRCAM, Carnegie Hall, Cité de la Musique, Lincoln Center e Orquestra Filarmónica de Nova Iorque.

Concertos casa da músicaA programação da Casa da Música estrutura-se de acordo com a temporada dos Agrupamentos Residentes, com Ciclos de concertos (Jazz, World Music e Piano), com a celebração de efemérides e Festivais organizados de acordo com géneros musicais, instrumentos e blocos temáticos.

Ciclo Jazz Galp 2011 caraterizou-se pela sua forte identidade temática e pelo fato de decorrer ao longo de todo o ano.

A programação do Ciclo de Jazz Galp abarcou as principais correntes do Jazz, proporcionando ao público o contacto tanto com grandes nomes do panorama internacional, como com o que de melhor se faz nesta área em Portugal.

Ciclo de Jazz GalpOs destaques da edição de 2011 foram para o Overtone Quartet, que junta Dave Holland a Jason Moran, Chris Potter e Eric Harland, o quarteto de Daniel Levin e a união de Brad Mehldau com a meio-soprano lírica Anne Sofie von Otter. Sara Serpa, João Paulo Esteves da Silva e António Pinho Vargas compuseram a lista de destaques em língua portuguesa.

O Ciclo de Jazz Galp compreendeu concertos na Sala Suggia com nomes consagrados e, na Sala 2, apresentaram-se novos valores do Jazz Nacional, integrados no ciclo Fim de Tarde.

Pelo reconhecimento de que a Casa da Música desempenha um importante papel na promoção das artes, da música em particular, a Fundação Galp Energia apoiou nos anos de 2010 e 2011 o Ciclo de Jazz Galp.

Consulte ainda