Global Teacher Prize

2ª Edição

Global Teacher Prize e Fundação Galp

“Nobel do Ensino” distingue os melhores professores com prémio de 30 mil euros

Considerado por muitos o prémio Nobel do Ensino, o Global Teacher Prize é uma iniciativa que premeia professores com trabalhos de excelência na área da educação. Em Portugal o concurso vai agora para a sua segunda edição com o apoio da Fundação Galp e voltará a distinguir com um prémio de 30 mil euros o professor português que for eleito como o melhor do ano.

A Fundação Galp acredita que investir na educação e trazer o tema para a ordem do dia é investir num futuro mais sustentável. Nesse sentido, um dos caminhos passa por valorizar o papel dos professores na sociedade, porque são eles que têm a missão de transformar e impactar a vida dos jovens.

Sendo a educação um eixo central na estratégia de sustentabilidade da Galp e da sua Fundação, abraçámos desde o primeiro momento esta parceria com o Global Teacher Prize. A primeira edição portuguesa demonstrou, no ano passado, que os portugueses aderem a projetos que valorizem o ecossistema educativo.

Professores de confiança

Professores são dos grupos profissionais em que os Portugueses mais confiam

Segundo um estudo da Varkey GEMS Foundation, Portugal ocupa o 14º lugar no total de 21 países, num ranking que avalia o estatuto social dos professores. Ainda assim, os docentes nacionais conseguem melhores resultados do que os seus colegas de países como a Suíça, a Alemanha ou a Itália.

Para os portugueses, no entanto, os professores estão colocados entre os três grupos profissionais em quem mais confiam, logo a seguir aos médicos e aos bombeiros. Num estudo realizado pela GfK a propósito da primeira edição do Global Teacher Prize, 91% dos inquiridos afirmou que os professores foram importantes para o seu percurso escolar e 86% reconheceu a importância que os professores tiveram na sua vida geral. No entanto, 89% dos portugueses admite também que esta é uma profissão desgastante e quase 70% dos pais desencoraja os seus filhos a seguir carreira de professor. 92% dos portugueses considera que um bom professor é aquele que consegue motivar  os seus alunos.

A Fundação Galp considera essencial investir em iniciativas que contribuam para a valorização e o reconhecimento de uma profissão que enriquece as gerações e constrói um futuro mais sustentável. O Global Teacher Prize contribui para esse objetivo e é por isso que está inserido nos projetos educativos promovidos pela Fundação.

Pode acompanhar o desenrolar do projeto através do Facebook da Fundação Galp e do Global Teacher Prize