Desenvolvimento Social

Emergências Sociais : Solidariedade social e ajuda humanitária

Em parceria com entidades de Economia Social, Organizações Não-governamentais para o Desenvolvimento e Instituições de Solidariedade Social, apoiamos as comunidades em situações inesperadas através de ajuda humanitária, em cooperação e parceria.

Medidas de apoio contra a COVID-19

Um gesto muda tudo

Vivemos um tempo em que todos os gestos contam. A Galp e a Fundação Galp uniram-se nas suas várias geografias para multiplicar apoios e energizar quem mais precisa.

As medidas de apoio contra a COVID-19 surgiram como forma de apoiar as comunidades mais afetadas pelo contexto de pandemia. A Fundação Galp uniu-se a empresas do Grupo Galp e entidades parceiras para criar um conjunto de medidas de solidariedade social focadas no apoio aos sistemas de saúde e às várias emergências sociais que resultaram do contexto vivido.

Ajuda humanitária - apoio contra a COVID-19

Integração das Comunidades Deslocadas

Resultado de um conflito armado, o norte de Moçambique vive uma crise humanitária.

Centenas de milhares de pessoas perdem as suas casas, escolas, trabalho e alimento. Diariamente somam-se aldeias queimadas, pessoas assassinadas e infraestruturas totalmente destruídas.

Esta é uma realidade cada vez mais emergente e, por isso, a Fundação Galp em conjunto com a Helpo, redefiniu os planos de investimento e direcionou-os para apoiar os deslocados internos moçambicanos. O apoio tem sido feito através da realização de rastreios nutricionais a mulheres grávidas e a crianças até aos 2 anos de idade e do envio de kits de sobrevivência compostos por alimentos, equipamentos de saúde, higiene e mantas.

Também o projeto Karibu, apoiado pelo Instituto Camões, está a criar condições para integrar deslocados da região de Cabo Delgado nas escolas do bairro Mahate. Neste âmbito, várias instituições de ensino serão devidamente preparadas e adaptadas para acolherem deslocados internos em idade escolar.

Todas estas ações humanitárias irão continuar ao longo do ano de 2021, com a promessa de tentar dar, a todas estas pessoas e famílias em necessidade, um futuro com mais estabilidade social, condições básicas e bem-estar geral.

Vamos ajudar Moçambique

Em 2019, quase dois milhões de pessoas enfrentaram a devastação trazida pelo ciclone Idai. Metade delas são crianças. A Fundação Galp associou-se à HELPO na Missão de Emergência Vamos ajudar Moçambique apoiando as comunidades que viveram e sofreram esta tempestade tropical. Foram recolhidos bens essenciais, entregues donativos e uniram-se forças em todas as geografias Galp de forma a apoiar esta emergência.

Ajuda humanitária em moçambique

Associação CAIS

Por uma sociedade mais próxima, justa e solidária unimo-nos à Associação Cais, uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, com um projeto nuclear de inclusão social, a Revista CAIS. Este projeto proporciona a reinserção social através da aproximação ou regresso ao trabalho a pessoas social e economicamente vulneráveis, permitindo que recuperem a autoestima e o seu lugar na sociedade.

A Associação CAIS reverte, assim, 70% das receitas de venda desta revista para os vendedores, que se enquadram neste grupo mais vulnerável. O rendimento obtido com a revista é vocacionado para os seus objetivos, como a procura ativa de trabalho, formação profissional ou garantir as condições essenciais de direitos humanos. Cada um de nós, ao comprar uma revista CAIS, está a contribuir para que o seu vendedor possa ter acesso a uma refeição, pagar um quarto, apoiar hábitos de trabalho e reconstruir a sua vida, de um modo digno.

CAIS - Associação de solidariedade social

Fundação Galp Solidária

A Fundação Galp Solidária é uma iniciativa criada com o objetivo de apoiar Instituições de Solidariedade Social e Organizações da Sociedade Civil que contribuem para causas sociais e respondem a situações de emergência social e de ajuda humanitária. A Fundação estabelece parcerias a Norte e a Sul do país com 12 instituições que se dedicam a causas como a luta contra a pobreza, a exclusão e desigualdade social e o apoio a grupos de cidadãos em risco.

• Obra do Frei Gil
  • Associação Bagos D’Ouro
  • Casa do Gaiato do Porto
  • Irmãs de Santa Cruz
  • Carmelo de Santa Teresinha
  • Irmãs do Cottolengo do Padre Alegre
  • Associação Raízes
  • Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus
  • Associação Mais Proximidade Melhor Vida
  • Missionárias da Caridade (Madre Teresa de Calcutá)
  • Instituto Filhas de Maria Auxiliadora-Centro Laura Vicuña
  • Instituto Imaculada p/ Pessoas com Necessidades Especiais

solidariedade social e ajuda humanitária

Histórico

A Galp e a Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio dos CTT, uniram esforços para apoiar o Banco do Bebé, a Rede de Emergência Alimentar, a Vida Norte e a UPPA, durante o período do Natal: num ano particularmente difícil e que agravou as dificuldades na vida de muitas famílias, as empresas criaram uma plataforma que permitia consultar a lista de bens que cada instituição identificou como mais necessários.

Juntos oferecemos mais de 10.761 cabazes com bens.

Mais de 220 milhões de crianças por todo o mundo vivem sem os cuidados de um pai ou de uma mãe. As Aldeias de Crianças SOS têm como missão proteger as crianças que perderam a sua família ou que estão em risco de a perder, ajudando-as a construir um futuro melhor.

No natal de 2019, associamo-nos, em conjunto com a Galp, a uma causa que vai além-fronteiras para proporcionar momentos mais sorridentes às Aldeias SOS em Portugal, Espanha, Cabo Verde, Moçambique e Guiné Bissau.

Iniciativa promovida pela Fundação Galp com o objetivo de dar destaque e divulgar, na sua página de internet e junto do universo de colaboradores da Galp, o trabalho desenvolvido e formas de ajudar entidades do terceiro sector, selecionadas de entre as candidaturas recebidas mensalmente.

A Entidade do Mês foi uma iniciativa que decorreu entre Abril de 2011 e Junho de 2013 tendo abrangido 35 entidades. Conheça as Entidades do Mês que estiveram em destaque.

A Fundação Galp, em parceria com a Comercialização Retalho da Unidade de Negócio Gas&Power – Galp, no âmbito dos serviços Galp Comfort, têm vindo a desenvolver a iniciativa Energia Solidária.

Conheça os detalhes das doações de diversos tipos de equipamentos gasodomésticos a IPSS carenciadas dos distritos de Lisboa e Setúbal.

O desempenho da seleção paralímpica portuguesa tem sido um forte contributo para captar a atenção da opinião pública para a realidade do desporto adaptado em Portugal, não só para as conquistas que tem alcançado, mas sobretudo para as grandes necessidades e dificuldades que enfrenta.

O apoio da Fundação Galp ao Comité Paralímpico de Portugal, materializado através de um protocolo a 4 anos (2009 a 2012), teve como objetivo a mobilização da sociedade para o apoio e reconhecimento do Movimento Paralímpico, a promoção de novas modalidades, a captação de novos praticantes e proporcionar aos atletas paralímpicos os meios e as condições de que necessitam para a sua preparação desportiva.

Apoio à “Raríssimas” entre 2009 e 2011 – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras na construção da “Casa dos Marcos”.

Este espaço pretende vir a ser um Centro de Competência/ Referência na área clínica, social e educativa das Doenças Raras, com atividades ocupacionais para jovens/adultos e uma help-line de assistência a familiares e técnicos de saúde, 24 horas por dia.

Entre 2009 e 2011, a Fundação Galp foi Mecenas de Ouro da campanha 100 Mecenas Unidos pela Diabetes, desenvolvida pela Fundação Ernesto Roma e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. O objetivo foi viabilizar a Escola da Diabetes Ernesto Roma, que se destina à formação de profissionais de saúde e doentes, para que, no seu dia-a-dia, saibam lidar com a Diabetes e com as formas de tratamento desta doença crónica.

A Fundação Galp promoveu os “Engraxadores de Rua”, uma iniciativa da associação “CAIS” de combate à pobreza e exclusão social no âmbito do projeto “Capacitar Hoje”.

A CAIS tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas sem-abrigo e daquelas que, não sendo sem-abrigo, se encontram em situação de privação, exclusão ou risco. Fundada em 1994, atua, sobretudo, nos distritos de Lisboa e Porto, pese embora tenha colaborações com instituições de todo o território nacional.

A sua atividade teve início com o lançamento de uma revista vendida por pessoas sem-abrigo, cujas vendas revertem em 70% para os vendedores.

Durante todas as manhãs de quarta-feira do mês de maio de 2011 o Sr. Sérgio Pimentel esteve na entrada principal da Torre A, em Lisboa, disponibilizando os seus serviços de engraxador, estando já planeadas novas datas para esta iniciativa. O preço deste serviço reverteu inteiramente a favor do Sr. Sérgio Pimentel.

A Fundação Galp apoiou em 2011 o Desafio do Coração, uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia para promover um estilo de vida saudável.

O Desafio do Coração decorreu no Estádio Universitário de Lisboa, entre os dias 12 e 14 de maio, das 10h às 18h, sendo composto por um passeio orientado durante o qual todos os participantes puderam visitar diversas estações que apelam à prática de estilos de vida saudáveis.

Durante o percurso foram feitas as avaliações dos principais fatores de risco para a sua saúde, como a tensão arterial, o nível de colesterol total, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, entre outros parâmetros.

A Fundação Galp Energia associou-se a este evento através da sua divulgação e presenteando os participantes com diversos brindes.