Desenvolvimento Social

Em parceria com entidades de Economia Social, Organizações Não-governamentais para o Desenvolvimento e Instituições de Solidariedade Social, a Fundação Galp desenvolve projetos que visam o desenvolvimento social das comunidades com base no seu contexto socioeconómico e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fundação Galp Solidária

A Fundação Galp Solidária é uma iniciativa criada com o objetivo de apoiar Instituições de Solidariedade Social e Organizações da Sociedade Civil que contribuem para causas sociais e respondem a situações de emergência social. A Fundação estabelece parcerias a Norte e a Sul do país com 12 instituições que se dedicam a causas como a luta contra a pobreza, a exclusão e desigualdade social e o apoio a grupos de cidadãos em risco.

• Obra do Frei Gil
  • Associação Bagos D’Ouro
  • Casa do Gaiato do Porto
  • Irmãs de Santa Cruz
  • Carmelo de Santa Teresinha
  • Irmãs do Cottolengo do Padre Alegre
  • Associação Raízes
  • Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus
  • Associação Mais Proximidade Melhor Vida
  • Missionárias da Caridade (Madre Teresa de Calcutá)
  • Instituto Filhas de Maria Auxiliadora-Centro Laura Vicuña
  • Instituto Imaculada p/ Pessoas com Necessidades Especiais

Programa Mentores GALP – Promover o Sucesso Escolar

O Programa Mentores GALP é uma parceria entre a Fundação Galp e a Associação EPIS – (Empresários Pela Inclusão Social) que visa o desenvolvimento da área da educação, combatendo o insucesso escolar entre os mais jovens.

Saiba mais.

Projeto de Parceria com a Associação Bagos d'Ouro

Mudar a história das crianças do Douro

Cerca de um quarto da população portuguesa, 23%, encontra-se em risco de pobreza ou exclusão, sendo que os mais afetados são as famílias monoparentais e as que têm três ou mais crianças dependentes. A Região Norte é uma das regiões com um índice de pobreza mais alto do país e da Europa, em particular, nas comunidades situadas no Douro. (*Fontes: Eurostat, 2015 e 2017)

A promoção da educação é uma das formas mais válidas de reverter o ciclo de exclusão social. Esta é uma causa que a Fundação Galp e a Associação Bagos d’Ouro partilham.

A parceria com a Fundação Galp viabiliza o acompanhamento e apoio escolar de 145 crianças e jovens e o reconhecimento do seu mérito, através atribuição de bolsas sociais. Deste modo procura-se assegurar que os jovens contrariam o destino e constroem um percurso de sucesso.

Atualmente a Bagos d´Ouro atua em 6 concelhos do Douro e impacta a vida das mais de 70 famílias, correspondendo a cerca de 300 pessoas.

Histórico

Iniciativa promovida pela Fundação Galp com o objetivo de dar destaque e divulgar, na sua página de internet e junto do universo de colaboradores da Galp, o trabalho desenvolvido e formas de ajudar entidades do terceiro sector, selecionadas de entre as candidaturas recebidas mensalmente.

A Entidade do Mês foi uma iniciativa que decorreu entre Abril de 2011 e Junho de 2013 tendo abrangido 35 entidades. Conheça as Entidades do Mês que estiveram em destaque.

A Fundação Galp, em parceria com a Comercialização Retalho da Unidade de Negócio Gas&Power – Galp, no âmbito dos serviços Galp Comfort, têm vindo a desenvolver a iniciativa Energia Solidária.

Conheça os detalhes das doações de diversos tipos de equipamentos gasodomésticos a IPSS carenciadas dos distritos de Lisboa e Setúbal.

O desempenho da seleção paralímpica portuguesa tem sido um forte contributo para captar a atenção da opinião pública para a realidade do desporto adaptado em Portugal, não só para as conquistas que tem alcançado, mas sobretudo para as grandes necessidades e dificuldades que enfrenta.

O apoio da Fundação Galp ao Comité Paralímpico de Portugal, materializado através de um protocolo a 4 anos (2009 a 2012), teve como objetivo a mobilização da sociedade para o apoio e reconhecimento do Movimento Paralímpico, a promoção de novas modalidades, a captação de novos praticantes e proporcionar aos atletas paralímpicos os meios e as condições de que necessitam para a sua preparação desportiva.

Apoio à “Raríssimas” entre 2009 e 2011 – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras na construção da “Casa dos Marcos”.

Este espaço pretende vir a ser um Centro de Competência/ Referência na área clínica, social e educativa das Doenças Raras, com atividades ocupacionais para jovens/adultos e uma help-line de assistência a familiares e técnicos de saúde, 24 horas por dia.

Entre 2009 e 2011, a Fundação Galp foi Mecenas de Ouro da campanha 100 Mecenas Unidos pela Diabetes, desenvolvida pela Fundação Ernesto Roma e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. O objetivo foi viabilizar a Escola da Diabetes Ernesto Roma, que se destina à formação de profissionais de saúde e doentes, para que, no seu dia-a-dia, saibam lidar com a Diabetes e com as formas de tratamento desta doença crónica.

A Fundação Galp promoveu os “Engraxadores de Rua”, uma iniciativa da associação “CAIS” de combate à pobreza e exclusão social no âmbito do projeto “Capacitar Hoje”.

A CAIS tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas sem-abrigo e daquelas que, não sendo sem-abrigo, se encontram em situação de privação, exclusão ou risco. Fundada em 1994, atua, sobretudo, nos distritos de Lisboa e Porto, pese embora tenha colaborações com instituições de todo o território nacional.

A sua atividade teve início com o lançamento de uma revista vendida por pessoas sem-abrigo, cujas vendas revertem em 70% para os vendedores.

Durante todas as manhãs de quarta-feira do mês de maio de 2011 o Sr. Sérgio Pimentel esteve na entrada principal da Torre A, em Lisboa, disponibilizando os seus serviços de engraxador, estando já planeadas novas datas para esta iniciativa. O preço deste serviço reverteu inteiramente a favor do Sr. Sérgio Pimentel.

A Fundação Galp apoiou em 2011 o Desafio do Coração, uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia para promover um estilo de vida saudável.

O Desafio do Coração decorreu no Estádio Universitário de Lisboa, entre os dias 12 e 14 de maio, das 10h às 18h, sendo composto por um passeio orientado durante o qual todos os participantes puderam visitar diversas estações que apelam à prática de estilos de vida saudáveis.

Durante o percurso foram feitas as avaliações dos principais fatores de risco para a sua saúde, como a tensão arterial, o nível de colesterol total, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, entre outros parâmetros.

A Fundação Galp Energia associou-se a este evento através da sua divulgação e presenteando os participantes com diversos brindes.