Bolsas Sociais EPIS

Fundação Galp e EPIS atribuem anualmente 40 bolsas a alunos de mérito residentes em Alcoutim, Matosinhos, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Setúbal e Sines.
Bolsas Epis

Acreditamos no poder transformador da educação

A Fundação Galp é parceira do Programa de Bolsas Sociais EPIS (Empresários pela Inclusão Social) desde 2014, sendo o seu maior investidor social desde 2022.

A educação é um catalisador de conhecimento, igualdade de oportunidades, e desenvolvimento social e económico. Contribui, por isso, para uma sociedade mais próspera, mais justa e mais digna.

Através deste programa, apostamos na qualificação superior dos jovens em Portugal, focando-nos nas comunidades onde estão localizados os projetos-chave do ecossistema energético da Galp. É principalmente para os alunos residentes nestas comunidades que se dirigem as bolsas de licenciatura e mestrado financiadas pela Fundação Galp.

Nestas comunidades, queremos contribuir para:

• Democratizar o acesso à educação e a igualdade de oportunidades, trazendo para os bancos das universidades aqueles que, por alguma razão (social, económica ou até física), tenham ficado nas margens
  • Combater o insucesso e abandono escolar, aliviando a pressão económica sobre as famílias
  • Impulsionar o progresso das qualificações

Edição 2023/24 (Candidaturas encerradas)

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Galp atribuiu 40 bolsas sociais de mérito académico a alunos que concluíram com sucesso o 12.º ano ou a licenciatura em 2022/23 e iniciaram um novo ciclo de estudos - licenciatura ou mestrado, respetivamente - em 2023/24.

Estas bolsas fazem parte do Programa de Bolsas Sociais EPIS e correspondem à atribuição de bolsas de licenciatura no valor de 2.550€ (3 anos) e bolsas de mestrado no valor de 2.000€ (2 anos).

A categoria 16, promovida pela Fundação Galp, distinguiu alunos residentes nas comunidades onde estão localizados vários projetos-chave do ecossistema energético da Galp:

• Na área das renováveis, como é o caso de Alcoutim, Odemira e Ourique, que estão a receber projetos de energia solar
  • Na área das novas cadeias de valor, como é o caso de Setúbal, com a instalação de uma unidade de conversão de lítio para baterias
  • Concelhos com uma forte e histórica implantação da Galp, como é o caso de Sines e Matosinhos, onde estão em curso processos de transformação e reconversão que farão destes concelhos polos de referência nas áreas da inovação e energias verdes

Na edição de 2023/24, o Programa de Bolsas Sociais EPIS atribuiu 208 bolsas em 17 categorias.