Educação no feminino - Girl Move

Em Moçambique, a oportunidade que uma mulher tem para prosseguir os estudos ou construir carreira ainda é extremamente limitada. Apenas 31% das raparigas transitam do ensino básico para o ensino secundário, sendo que 40% têm gravidezes precoces e 48% têm em casamentos prematuros.

Estes dados são resultado das pressões sociais, culturais e da falta de recursos dos contextos em que estão inseridas.

Perante esta realidade, a Fundação Galp junta-se à Girl Move na causa da definição e implementação dos programas Acreditar e Lidera. Estes programas têm como finalidade permitir o acesso a educação e formação para jovens moçambicanas, transformando-as nas principais agentes de mudança de consciência nas suas comunidades, visando assim potenciar o talento das mulheres na perspetiva do desenvolvimento económico e social.

Assim, em conjunto com a Girl MOVE, a Fundação Galp irá:

• Impactar e transformar a vida de raparigas em contextos vulneráveis;
  • Desenvolver um projeto piloto de referência para o Modelo Educativo Universitário em Moçambique, em conjunto com a Universidade de Zambezi;
  • Disseminar um modelo de mentoria, que inspira e reconhece o valor da educação feminina e que pretende alterar as taxas de gravidez e casamento precoces;
  • Combater o absentismo nas escolas e gerar oportunidades de carreira.

Este projeto permitirá que 365 raparigas, entre os 12 e os 15 anos, prossigam os seus estudos e que 44 jovens mulheres, entre os 18 e os 22 anos, se transformem em agentes da mudança das suas comunidades.