Educação no feminino - Girl Move

Em Moçambique, a oportunidade que uma mulher tem para prosseguir os estudos ou construir carreira ainda é extremamente limitada. Apenas 31% das raparigas transitam do ensino básico para o ensino secundário, sendo que 40% têm gravidezes precoces e 48% têm em casamentos prematuros.

Estes dados são resultado das pressões sociais, culturais e da falta de recursos dos contextos em que estão inseridas.

Perante esta realidade, a Fundação Galp junta-se à Girl Move na causa da definição e implementação dos programas Acreditar e Lidera. Estes programas têm como finalidade permitir o acesso a educação e formação para jovens moçambicanas, transformando-as nas principais agentes de mudança de consciência nas suas comunidades, visando assim potenciar o talento das mulheres na perspetiva do desenvolvimento económico e social.

Assim, em conjunto com a Girl MOVE, a Fundação Galp irá:

• Impactar e transformar a vida de raparigas em contextos vulneráveis;
  • Desenvolver um projeto piloto de referência para o Modelo Educativo Universitário em Moçambique, em conjunto com a Universidade de Zambezi;
  • Disseminar um modelo de mentoria, que inspira e reconhece o valor da educação feminina e que pretende alterar as taxas de gravidez e casamento precoces;
  • Combater o absentismo nas escolas e gerar oportunidades de carreira.

Este projeto permitirá que 365 raparigas, entre os 12 e os 15 anos, prossigam os seus estudos e que 44 jovens mulheres, entre os 18 e os 22 anos, se transformem em agentes da mudança das suas comunidades.

Changemaker LAB

A  Equipa de inovação e Fundação Galp juntam-se à Girl Move, para lançar projetos pioneiros em Moçambique, na área da inovação social

O Changemaker LAB, programa inovador que vem dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trata-se de um laboratório para testar e validar ideias. O objetivo é a promoção da criação de soluções inovadoras e sustentáveis, enraizadas nas comunidades, capazes de criar uma mudança sistémica e efetiva. Para isso, são formados grupos de trabalho de girlmovers, que pegam em diferentes problemáticas existentes nas comunidades em que vivem.

Na resolução de qualquer objetivo, o primeiro passo é mapear os desafios e as soluções. O segundo é ir ao terreno para validar e definir planos de prototipagem. Por fim, no terceiro e último passo, cada grupo irá testar as suas soluções, com a comunidade, de forma a avaliar a utilidade real, a sustentabilidade e a escalabilidade.

Os projetos resultantes pretendem oferecer às famílias uma forma de rendimento e outras condições necessárias para o seu dia-a-dia, emergindo disso mudanças positivas para as comunidades em que estão inseridas as mesmas.

Em 2021, a equipa de inovação da Galp e a Fundação Galp juntam-se aos desafios 1 e 7 do programa:

• Desafio #1: Como é que podemos potenciar o investimento e a expansão de soluções energéticas sustentáveis de forma a incrementar os usos produtivos agrícolas, reforçar as cadeias de valor e reduzir o desperdício alimentar?
  • Desafio #7: Como é que podemos estimular a economia circular nas comunidades de forma a minimizar o impacto ambiental e criar novas atividades de geração de renda?

Em ambos os desafios, a presença será através do acompanhamento dos business cases construídos pelas girlmovers, promovendo sessões de design thinking e de sprint review para apresentação e feedback.