A energia solidária do natal.

Educar para o futuro

A nossa energia chega às crianças apoiadas pela Helpo

Com uma população de, aproximadamente, 29 milhões de cidadãos e 10 milhões de crianças em idade escolar, 1.5 milhões de crianças moçambicanas em idades equivalentes às da escola primária e secundária não vão à escola. O país tem uma das taxas de abandono escolar mais altas do mundo, apenas 24% das crianças com idades entre 13 e 17 anos frequentam a escola secundária.

As longas distâncias da casa à escola e a falta de capacidade económica para suportar os custos escolares são algumas das razões do abandono escolar. 90% das viagens diárias são feitas a pé, com distâncias que podem variar entre 1.5 km aos 40km, sendo que apenas 8% dos moçambicanos têm bicicleta.

Educar para o Futuro é uma iniciativa Fundação Galp, em parceria com a Helpo, que apoia o desenvolvimento de projetos de educação em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. A atuar desde 2008, a Associação Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) focada na educação e na nutrição.

Helpo chega a mais de 19.000 crianças e financia as suas atividades através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, donativos livres, projetos financiados por agências internacionais e empresas.

Junte-se a esta causa e saiba como pode ajudar

Em Moçambique e São Tomé e Príncipe, o Projeto Educar para o Futuro ajuda crianças, pais e professores de 16 comunidades em zonas rurais de Moçambique e São Tomé e Príncipe com ofertas de bolsas sociais e materiais necessários ao percurso escolar das crianças.