Prémio escolas Energy Up - Fundação Galp

Se a sua escola também está a mudar o mundo, nós damos uma ajuda.

O Prémio escola energy up, promovido pela Fundação Galp, pela Galp Solar e pela Quercus com o apoio dos seus parceiros institucionais, APA, ADENE, DGEG e DGEno âmbito do seu programa educativo Future Up vai premiar escolas que tenham desenvolvido (nos últimos 5 anos) projetos exemplares em matéria de energia sustentável, seja para potenciar o consumo mais eficiente de energia ou a mobilidade sustentável, alavancando a importância de uma utilização responsável dos recursos energéticos do nosso planeta.

A Transição energética é um caminho conjunto. Vamos?

A escola que apresentar o projeto mais sustentável na área da energia ou mobilidade sustentável será reconhecida com um ‘grande prémio’ e a divulgação será feita no dia 30 de maio – por ocasião do Dia Nacional da Energia - dia 29 de maio.

Prémio Projeto Educativo Energy Up
OS PRÉMIOS QUE VAMOS OFERECER

• Grande Prémio: Para a escola que obtiver a melhor pontuação em todos os critérios (não cumulativo com o 1.º lugar) será oferecida uma instalação de painéis solares (sponsored by Galp Solar) até 20.000,00€.
  • Prémio por nível de escolaridade:​​​
  1. 1º CEB: 1.000,00€ (1º lugar), 500,00€ (2º lugar), 250,00€ (3º lugar);
  2.  2º/3º CEB: 1.000,00€ (1º lugar), 500,00€ (2º lugar), 250,00€ (3º lugar);
  3. Ensino Secundário/Profissional: 1.000,00€ (1º lugar), 500,00€ (2º lugar), 250,00€ (3º lugar).

Consulte o Regulamento.

Conheça o formulário e preencha a sua candidatura.

Vencedores 2021

A edição de 2021 contou com mais de 60 candidaturas de escolas de todo o país. Conheça os projetos vencedores:

Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré | 1º Prémio

Projeto SmartAir

Promoção da mobilidade sustentável, sensibilizando para a retoma do uso de bicicletas, através de diagnóstico à mobilidade, campanhas de sensibilização, lobby para a melhoria dos acessos para o uso de meios de locomoção não poluentes. O projeto é complementado por avaliação dos níveis de poluição atmosférica, com campanhas de sensibilização e criação de kits de medição de CO2, alimentados a energia renovável.

Agrupamento de Escolas de Monserrate | 2º Prémio

Projeto Árvore Solar

Criação de um banco de jardim que permite o carregamento de dispositivos eletrónicos, com recurso à energia solar, implementado na escola, de uso livre. O projeto também contemplou a iluminação do espaço exterior durante a noite, com uma fita de led. A divulgação da criação foi assegurada pelos alunos, promovendo assim campanhas de sensibilização para as energias renováveis e consumos eficientes.

Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita | 3º Prémio

Projeto Comunidade Energética Escolar Promoção de várias ações de sensibilização e mobilização em que promovem a transição energética e a descarbonização do parque escolar através de produção fotovoltaica em regime de autoconsumo com venda do excedente de produção à rede elétrica, com este criaram um fundo para a adoção de medidas de melhoria da eficiência energética na escola.

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes | 4º Prémio

Projeto O Futuro Está No Presente!Promoção de ações mais práticas de intervenção nas estruturas físicas da escola - utilização de painéis solares para aquecimento de águas dos balneários, lâmpadas LED, troca de janelas para um melhor isolamento, etc.; e de cariz teórico e/ou prático, concretizada junto da população escolar; exposição permanente sobre os ODS e o trabalho transdisciplinar com vários outputs complementares como folhetos, aplicações, análise de dados.

Instituto Nun’Alvares | 5º Prémio

Projeto Luz Verde

Criação de um protótipo (já em uso), para integração no quadro elétrico, que permite regular automatica e remotamente a intensidade luminosa de uma sala, de acordo com um perfil pretendido (por exemplo, visualizar um filme ou estudar) conjugando a entrada de luz solar (através de estores) e regulando a intensidade da luz elétrica, resolvendo a dificuldade em ajudar uma intensidade luminosa que seja confortável e ao mesmo tempo energeticamente sustentável,

Testemunhos