Future UP | Vencedores 2020

Fique a conhecer as soluções vencedoras das escolas portuguesas que participaram no Projeto Educativo Future Up 2020.

Criança Projeto Future Up

Atelier: Estudar os Oceanos

Escola Básica das Ribeiras, Matosinhos

Vencedor  future up proteger a vida marinha

O Atelier dos Oceanos tem o objetivo de educar a comunidade escolar sobre os Ocenaos. Visa o estudo, a sensibilização e a investigação sobre a vida marinha, os mares e os oceanos para fomentar a consciência da preservação destes recursos.

Entre outras iniciativas, o projeto propõe visitas científicas realizadas pelos alunos a praias da região, com uma parte da investigação feita em aula, com ligações à História de Portugal. Pretende-se fomentar o contributo das famílias e o seu envolvimento na consciencialização para os problemas e desafios dos nossos mares.

Eco-Casinha

Escola do Corgo, Vila Real

Vencedor Future Up energia e consumo sustentável

A Eco Casinha é um projeto de cariz ecológico que envolve toda a Comunidade Escolar para a construção de uma Casa Sustentável, com aproveitamento de materiais, coletor de água da chuva e placas de acrílico para captação de luz solar e energia para forno solar. É um projeto desenhado para uso de todos os alunos, pensado pelos mesmos, que fomenta a cooperação e as práticas sustentáveis dentro e fora da comunidade.

EcoBags

Colégio Marista de Carcavelos, Lisboa

Sacos biodegradáveis para passeios de animais de estimação

Equipa participante na competição Junior Achievment Portugal

Taking ecology to another level” é o lema da equipa EcoBags, que criou sacos bioddegradáveis para os passeios de animais de estimação. Feitos de amido de trigo, demoram apenas um mês a ser decompostos.

O projeto, que tem como principal objetivo a preservação do ambiente e proteção da vida marinha, foi vencedor no programa nacional, A Empresa, passando pela competição europeia da Junior Achievement Europe, mereceu também a distinção Future Up. O prémio para o jovem grupo é um curso de formação na Católica Lisbon School sobre empreendedorismo e impacto social.

TEMPUS

Colégio Luso-Internacional de Braga

Acabar com o desperdício de papel e poupar tempo

A TEMPUS é uma aplicação inovadora desenvolvida para erradicar o desperdício de papel e de tempo. Ao fazer o download e o login na aplicação é possível retirar uma senha virtual, para o serviço/produto de uma empresa, através da inclusão de um código QR e um número de ingresso. O objetivo é economizar tempo e contribuir para a sustentabilidade do planeta, reduzindo o desperdício de papel.

A equipa mereceu a distinção Future UP, que inclui um curso de formação na Católica Lisbon School sobre empreendedorismo e impacto social.

BOW | Based On Water

Escola Secundária de Gondomar

Regular o consumo doméstico de água.

A BOW é uma equipa que particiou no Programa Apps for Good cuja criação pretende controlar o consumo doméstico de água. Na prática, o objetivo é monitorizar o consumo diário de água num chuveiro de forma a estabelecer um limite. Devidamente instalado, o BOW possibilita assim a redução do desperdício de água e do consumo de energia associado ao seu aquecimento.

A equipa mereceu a distinção Future UP, que inclui um incentivo ao desenvolvimento do projeto através de capacitação e formação da equipa.

POLUMAP

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Ajuda a construir um Planeta melhor!

A POLUMAP por ter participado no programa da Apps for Good foi desafiada a participar na 3ª Edição do App Start Up – apoiado pela Fundação GALP – que este ano aconteceu no Portugal Digital Summit’20, onde teve mais uma oportunidade de apresentar a sua solução tecnológica que mereceu o prémio Future Up na categoria “Proteger a Vida Marinha”. Tendo como enfoque a preservação do ambiente a aplicação PoluMap tem como objetivo principal a construção de um mapa por toda a comunidade com a identificação dos locais poluídos de Portugal.
A equipa mereceu a distinção Future UP, que inclui um incentivo ao desenvolvimento do projeto através de capacitação e formação da equipa.

POOPET

Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

Vamos manter os espaços públicos limpos!

A POOPET por ter participado no programa da Apps for Good foi desafiada a participar na 3ª Edição do App Start Up – apoiado pela Fundação GALP – que este ano aconteceu no Portugal Digital Summit’20, onde teve mais uma oportunidade de apresentar a sua solução tecnológica que mereceu o prémio Future Up na categoria “Energia e Consumo Sustentável”. A solução tem como objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais na via pública, dos centros urbanos. Promove recolha dos dejetos dos animais em sacos codificados QR CODE, tendo a aplicação um sistema de pontos que permite fazer descontos beneficiando economicamente o utilizador.

SANDSPACE

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Esta app diz-nos a ocupação do areal em mais de 800 praias nacionais.

A SANDSPACE por ter participado no programa da Apps for Good foi desafiada a participar na 3ª Edição do App Start Up – apoiado pela Fundação GALP – que este ano aconteceu no Portugal Digital Summit’20, onde teve mais uma oportunidade de apresentar a sua solução tecnológica que mereceu o prémio Future Up na categoria “Transformação Digital”.
A aplicação desenvolvida permite às pessoas ver a ocupação da praia, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação e ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.