Global Teacher Prize

Considerado por muitos o prémio Nobel do Ensino, o Global Teacher Prize é uma iniciativa que premeia professores com trabalhos de excelência na área da educação. Em Portugal o concurso já vai na 4ª edição, com o apoio da Fundação Galp, e volta a distinguir com um prémio de 30 mil euros o professor português eleito como o melhor do ano.

A Fundação Galp acredita que investir na educação e trazer o tema para a ordem do dia é investir num futuro mais sustentável. Nesse sentido, um dos caminhos passa por valorizar o papel dos professores na sociedade, porque são eles que têm a missão de transformar e impactar a vida dos jovens.

Sendo a educação um eixo central na estratégia de sustentabilidade da Galp e da sua Fundação, abraçámos desde o primeiro momento esta parceria com o Global Teacher Prize.

4ª Edição (2021)

Está aberta a 4ª edição do Global Teacher Prize.

Saiba mais aqui

3ª Edição (2020)

Em 2020, na 3ª edição do Global Teacher Prize, foram recebidas 125 candidaturas de professores de todo o território nacional e de todos os níveis de ensino.

Chegou o momento de reconhecer o mérito dos professores que chegaram à fase final desta edição e de todos os que constroem hoje o futuro com os seus alunos e a sua comunidade, pelo bem de todos.

Estamos seguros de que a educação tem o poder de mover o mundo. Como tal, é determinante continuarmos a incentivar quem ensina as gerações futuras, com competência e dedicação, principalmente no presente contexto, repleto de desafios. Como forma de reconhecer o seu contributo para um mundo melhor a Galp juntou-se à sua Fundação e ofereceu eletricidade 100% renovável.

Queremos estar juntos, todos os dias, para que a energia não pare.

#OFuturoEstáNaTuaEnergia

Professores de confiança

Professores são dos grupos profissionais em que os Portugueses mais confiam

Segundo um estudo da Varkey GEMS Foundation, Portugal ocupa o 14º lugar no total de 21 países, num ranking que avalia o estatuto social dos professores. Ainda assim, os docentes nacionais conseguem melhores resultados do que os seus colegas de países como a Suíça, a Alemanha ou a Itália.

Para os portugueses, os professores estão colocados entre os três grupos profissionais em quem mais confiam, logo a seguir aos médicos e aos bombeiros. Num estudo realizado pela GfK a propósito da primeira edição do Global Teacher Prize, 91% dos inquiridos afirmou que os professores foram importantes para o seu percurso escolar e 86% reconheceu a importância que os professores tiveram na sua vida geral. No entanto, 89% dos portugueses admite também que esta é uma profissão desgastante e quase 70% dos pais desencoraja os seus filhos a seguir carreira de professor. 92% dos portugueses considera que um bom professor é aquele que consegue motivar os seus alunos.

Indicadores Global teacher prize

Testemunhos

Atribuímos ainda uma menção honrosa ao projeto que esteja mais alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com os valores e eixos da Fundação na ótica dos projetos educativos.

Maria Inês Rodrigues

Maria Inês Rodrigues ocupou um lugar entre os 10 finalistas da edição de 2019 do Global Teacher Prize Portugal e foi a grande vencedora da menção honrosa atribuída pela Fundação. Professora no Agrupamento de Escolas N°1 de Gondomar, baseia as suas aulas na aprendizagem através da resolução de problemas, implementando os produtos desenvolvidos pelos seus alunos em comunidades em África ou em Portugal, e muitos têm um cariz sustentável. Maria Inês é fundadora da ONGD Educafrica e explica de forma simples, como aplica os conhecimentos das suas turmas no outro continente: “quando os alunos desenvolvem uma solução, esta é implementada em África e é dada formação aos professores de Tabancas (aldeias) locais, um excelente veículo de informação para ser possível a réplica das soluções. No fim regresso com o feedback para se proceder a alterações ou para executarmos o protótipo, que permitirá a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, replicar o conceito.”