Global Teacher Prize

Considerado por muitos o prémio Nobel do Ensino, o Global Teacher Prize é uma iniciativa criada em 2015 pela Fundação Varkey que está presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo. A distinção passar por divulgar as melhores metodologias de ensino e projectos inovadores desenvolvidos pelos professores, potenciando assim a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

Em Portugal, o programa vai na sua terceira edição e volta a distinguir, com um prémio de 30 mil euros, o professor português que for eleito como o melhor do ano. O prémio é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade (regular ou outros).

Desde 2018, já foram envolvidos na iniciativa mais de 310 professores e foram distinguidos mais de 60 projetos educacionais.

Professores de confiança

Professores são dos grupos profissionais em que os Portugueses mais confiam

Segundo um estudo da Varkey GEMS Foundation, Portugal ocupa o 14º lugar no total de 21 países, num ranking que avalia o estatuto social dos professores. Ainda assim, os docentes nacionais conseguem melhores resultados do que os seus colegas de países como a Suíça, a Alemanha ou a Itália.

Para os portugueses, os professores estão colocados entre os três grupos profissionais em quem mais confiam, logo a seguir aos médicos e aos bombeiros. Num estudo realizado pela GfK a propósito da primeira edição do Global Teacher Prize, 91% dos inquiridos afirmou que os professores foram importantes para o seu percurso escolar e 86% reconheceu a importância que os professores tiveram na sua vida geral. No entanto, 89% dos portugueses admite também que esta é uma profissão desgastante e quase 70% dos pais desencoraja os seus filhos a seguir carreira de professor. 92% dos portugueses considera que um bom professor é aquele que consegue motivar os seus alunos.

Testemunhos

Atribuímos ainda uma menção honrosa ao projeto que esteja mais alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com os valores e eixos da Fundação na ótica dos projetos educativos.

Maria Inês Rodrigues

Maria Inês Rodrigues ocupou um lugar entre os 10 finalistas da edição de 2019 do Global Teacher Prize Portugal e foi a grande vencedora da menção honrosa atribuída pela Fundação. Professora no Agrupamento de Escolas N°1 de Gondomar, baseia as suas aulas na aprendizagem através da resolução de problemas, implementando os produtos desenvolvidos pelos seus alunos em comunidades em África ou em Portugal, e muitos têm um cariz sustentável. Maria Inês é fundadora da ONGD Educafrica e explica de forma simples, como aplica os conhecimentos das suas turmas no outro continente: “quando os alunos desenvolvem uma solução, esta é implementada em África e é dada formação aos professores de Tabancas (aldeias) locais, um excelente veículo de informação para ser possível a réplica das soluções. No fim regresso com o feedback para se proceder a alterações ou para executarmos o protótipo, que permitirá a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, replicar o conceito.”