Programa Mentores Galp - Inclusão social

Mentores GALP é um programa de parceria com a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social através de explicações e mentoria para alunos em risco através de apoio escolar contínuo ao longo do ano letivo e da atribuição de estágios curriculares para alunos de cursos técnico-profissionais. São ainda oferecidas bolsas de mérito académico, com a duração de três anos, a dois alunos dos concelhos de Sines e Matosinhos.

Programa de Mentores

Galp

Impacto

Em conjunto com a EPIS, o Programa de Mentores permitiu, desde 2016:

• Apoiar mais de 88 jovens
  • Envolver mais de 175 voluntários Galp

Já o Programa EPIS, desde 2017, permitiu:

• Atribuir 10 bolsas sociais de mérito da Fundação Galp (bolsas por 3 anos)

Compromentemo-nos, até 2025, a apoiar mais de 60 jovens e envolver mais de 120 voluntários da Galp

Impacto do programa mentores para a inclusão social

Os nossos alunos

Todos os anos, desafiamos colaboradores Galp a aceitar o desafio e a abraçar este projeto de inclusão social, tornando-se mentores de um grupo de jovens do 3º ciclo da região de Lisboa. Este é um programa que vai para além das explicações académicas de Matemática, Física, Química, Inglês ou Português. Todos os anos se criam relações e ligações que têm impacto na vida dos alunos e dos seus mentores.

Uma das últimas ações do Programa de inclusão social, e uma necessidade criada pelo contexto de pandemia, foi a oferta de computadores para os alunos poderem acompanhar o percurso escolar e as explicações a partir de casa.

Mariana Duarte, 9º ano

“Obrigada é a palavra. Pelas explicações, pelos lanches, pela vossa paciência, pelo transporte, pela oferta de um computador. Obrigada por tudo o que têm feito por nós, até mesmo nesta situação em que continuam a tirar as nossas dúvidas e a ajudar-nos com as aulas. No meu caso o computador ajudou muito!”

Alexandra Duarte, 9º ano

Aluna do programa de mentores para a inclusão social

“Obrigada pela gentileza de nos terem dado os computadores. Em certos trabalhos fazem-me muita falta. Também foi muito importante oferecerem-se para tirar as nossas dúvidas. Não falo só por mim, mas por todos aqueles em que vocês fazem a diferença. Eu consegui subir as minhas notas com a vossa ajuda.”

Tomás, 8º ano

Aluno do programa de mentores para a inclusão social

“Agradeço esta oportunidade! Com um computador, sinto que consigo cumprir os meus objetivos escolares!!”