Entidade de Abril de 2011

Associação Salvador

Associação salvadorA Associação Salvador tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003, obteve o estatuto de utilidade pública em finais de 2006, tendo a partir dessa altura dado início a diferentes projetos ambiciosos, que tiveram já resultados e impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas, tendo de uma forma geral atingido os objetivos a que se propuseram.

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve ações concretas nas áreas da Integração Social (melhoria da qualidade de vida, lazer, desporto, emprego e sensibilização), Acessibilidades, Prevenção Rodoviária e Investigação e Tecnologia.

Na área da Integração:

Destacamos os seguintes projetos:

• Ação Qualidade de Vida – iniciativa através da qual apoiamos pontualmente pessoas com deficiência motora, com base num conjunto de critérios;
    Ação qualidade de vida
  • Eventos de Convívio – promovemos cerca de 8 a 10 eventos por ano, destinados a pessoas com deficiência motora e seus acompanhantes;
    Eventos de convívio
  • Espaço Desportivo Adaptado – espaço destinado à prática de atividades desportivas por parte de pessoas com deficiência motora (situa-se no Estádio 1º de Maio/ Fundação INATEL, em Alvalade);
    Espaço desportivo adaptado
  • Apoio ao Emprego – recebemos CVs de pessoas com deficiência motora e sensibilizamos os empregadores para esta temática.
  • Sensibilização em Escolas – sensibilizamos os jovens do 3º ciclo e secundário para a importância da integração das pessoas com deficiência e para a promoção das acessibilidades.
    sensibilização em escolas Associação Salvador

Na área das acessibilidades:

Destaca-se o projeto Portugal Acessível (www.portugalacessivel.com), um guia on-line que disponibiliza informação sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços em Portugal.

Portugal acessívelsite Portugal Acessível

Em relação à prevenção rodoviária, realizamos várias ações em zonas de animação noturna, nas quais um grupo de voluntários em cadeira de rodas, vítimas de acidentes de viação procuram sensibilizar os jovens para a não condução sob o efeito do álcool.

prevenção rodoviária

Na área da Investigação e Tecnologia:

Promovemos o Prémio Ser Capaz, que visa premiar projetos que contribuam para o desenvolvimento produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.

Prémio ser capaz

A sustentabilidade da Associação Salvador é garantida pela consciência social das empresas, instituições e da população em geral. Por este motivo, é crítica a participação de todos, pois é pela junção de esforços que se conseguem as verdadeiras mudanças!

Como pode envolver-se?

• Torne-se Amigo da Associação Salvador, contribuindo com um valor a partir de 24€ por ano. Até dia 16 de abril, ao tornar-se “Amigo” receberá um voucher de uma refeição Go Natural! Saiba mais aqui.;
  • Consigne 0,5% do seu IRS sem qualquer custo (NIF: 506723364). Saiba mais aqui.

Para mais informações sobre os projetos da Associação Salvador consulte www.associacaosalvador.com