Entidade de Agosto de 2011

Associação Meninos de Oiro

Associação Meninos de OiroA Associação Meninos de Oiro está sedeada em Azeitão e foi criada há oito anos com a missão de defender os direitos das crianças, sobretudo as mais fragilizadas.

A associação procura ter uma intervenção multidisciplinar e precoce em famílias com crianças sinalizadas em situação de risco/perigo, devolvendo capacidades e responsabilidades aos adultos cuidadores de modo a minimizar o risco/perigo, atenuando o sofrimento da Criança e evitando a sua institucionalização.

A Associação foi constituída legalmente por escritura pública de 14 de Maio de 2003 e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, em Dezembro desse mesmo ano, tendo celebrado em Dezembro de 2007 Acordo com a Segurança Social para a sua valência do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).

Aconselhamento parental Meninos de oiroNeste momento a “Meninos de Oiro” acompanha no CAFAP cerca de 50 famílias, o que corresponde a mais de 80 crianças e jovens e seus familiares, todos de Azeitão. O apoio traduz-se em:

• Apoio psicológico
  • Apoio social
  • Apoio lúdico-pedagógico
  • Apoio escolar
  • Apoio alimentar
  • Apoio higiénico-sanitário

Meninos de Oiro apoio sanitárioMeninos de oiro apoio psicológico

Meninos de oiro ajuda de crianças carenciadasNa prática, a Associação intervém junto de famílias desestruturadas com crianças/adolescentes tentando reabilitar
a harmonia familiar. Sempre como parceiros da família, a assistência passa por diversas acções:

• Apoio na criação de um currículo vitae;
  • Assistência culinária;
  • Auxílio nas tarefas diárias de casa;
  • (Foto: 022) Acompanhamento familiar médico;
  • Acompanhamento escolar;
  • Entrega de alimentação, roupas e brinquedos

Meninos de oiro centro de apoio familiarAs crianças e os adolescentes que a Associação acompanha pertencem a agregados familiares na sua maioria carenciados, que apresentam problemáticas que colocam os menores em risco ou mesmo em perigo. A Associação Meninos de Oiro apoia essas crianças/jovens e suas famílias de modo a minimizar esses riscos e a evitar que se chegue ao ponto de o Tribunal ter que os retirar do ambiente familiar para os entregar ao cuidado de instituições sociais.

Para além destes apoios, a Meninos de Oiro aposta fortemente na formação parental, desde a fase inicial da gravidez até à adolescência, bem como na intervenção nas escolas, onde já desenvolveu vários projectos de prevenção do risco.

Projetos meninos de oiroEmbora neste momento o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental seja a única valência implementada, a Associação recebeu em 2010, da Câmara de Setúbal, um terreno de 8.000 m2 onde será criado o Centro de Acolhimento, o Lar para Crianças e Jovens, os Apartamentos de Autonomização, o Berçário, a Creche,
o Jardim-Infantil e a Ludoteca.

Estes projectos são fundamentais para a comunidade local e para a eliminação de comportamentos familiares de risco/perigo.

Projetos meninos de oiro

Como pode ajudar a Associação Meninos de Oiro?

• Tornando-se sócio;
  • Fazendo um donativo monetário ao abrigo da Lei do Mecenato;
  • Doando bens que nos fazem falta (alimentos, material didáctico, material de escritório)
  • Visitando a associação ou o site www.meninosdeoiro.org
  • Divulgando a nossa Associação