Entidade de Janeiro de 2012

APPDA - Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e AutismoAPPDA - Setúbal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, fundada em 2005 por um grupo de pais e técnicos que consideraram indispensável a constituição de uma Associação que promova o desenvolvimento, a educação, a integração social e a participação na vida activa das pessoas com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, no Distrito de Setúbal.

Acolhimento de crianças e jovensA APPDA-Setúbal tem como visão “ser uma referência no distrito de Setúbal para o acolhimento de crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (P.E.A.), seus familiares e outros cuidadores” e como missão “a criação de um projecto de vida com qualidade e dignidade para as pessoas com P.E.A. e suas famílias, promovendo e defendendo os seus direitos, de forma a tornar a sociedade mais consciente da solidariedade inclusiva e da cidadania activa”.

Pautando-se pelos valores do respeito pela diferença e dignidade das pessoas com P.E.A., a inclusão, a não discriminação, a solidariedade e o associativismo.

Actividade:

Ao longo dos seis anos de existência, a APPDA-Setúbal tem vido a desenvolver um trabalho com as pessoas com Perturbações do Espectro e Autismo, com as famílias e outros cuidadores, no sentido de dar resposta às suas necessidades mais prementes, nomeadamente atendimento, orientação médica e terapêutica, ocupação de tempos livres (fins-de-semana e ATL de Verão), reuniões de ajuda mútua, seminários, formações e acções de sensibilização à comunidade. Neste trabalho a APPDA-Setúbal tem estabelecido uma rede de parcerias com instituições, empresas, câmaras, juntas de Freguesia e outras IPSS.

As actividades desenrolam-se entre a sede, em Setúbal, e o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para pessoas com deficiência e suas famílias, com especial incidência nas Perturbações do Espectro do Autismo, na Quinta do Conde/Sesimbra. O Centro de Atendimento é crucial para dar resposta à angústia das famílias, que devido aos condicionalismos da vida não conseguem, isoladas, satisfazer as necessidades individuais da pessoa com deficiência que têm a seu cargo.

Crianças com autismo Acompanhamento de pessoas com deficiência

O Centro de Atendimento pretende orientar e apoiar as pessoas com P.E.A. e suas famílias, através de uma oferta de serviços de atendimento e acompanhamento personalizados. Por outro lado, disponibiliza-se a ajudar as pessoas com P.E.A. no seu processo de socialização, autonomia e desenvolvimento de capacidades e competências através de diversas actividades de animação sociocultural.

Projectos:

A APPDA – Setúbal tem um sonho a que chama “Respiro”, uma estrutura social que possibilita alguma autonomia aos jovens e crianças, que chegam ao final do seu percurso escolar, possibilitando o desenvolvimento de competências e a participação em actividades diversas. Esta será a segunda casa para estas pessoas, que possam identificar como sua e onde se sintam bem, para que os pais possam igualmente ficar descansados e usufruam de alguma disponibilidade.

Programa Respiro Atividades lúdicas

Como poderá ajudar:

Abrace o Autismo!

As necessidades são imensas e os recursos escassos a todos os níveis.

Abrace esta causa tornando-se sócio, amigo, voluntário ou fazendo doações!

NIB: 003507740013867853088 da Caixa Geral de Depósitos

" Em Portugal há 65 000 mil Autistas... um é meu filho, mas podia ser o de qualquer um!"