Entidade de Julho de 2011

Associação Cultural e de Educação Popular

Associação cultural e de educação popular ACEPMissão

A ACEP tem como missão promover o bem-estar da comunidade em geral e das crianças, jovens e famílias em situação de exclusão social, em particular, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

Data em que foi criada

14 de Abril de 1978

Historial

Sede ACEPA Associação Cultural e de Educação Popular – ACEP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, desde 1988, reconhecida de Superior Interesse Social desde Janeiro de 2002, no entanto a sua existência remonta a 1970.

Em 1978 passa a denominar-se Associação Cultural e de Educação Popular e começa a funcionar em duas áreas fundamentais:

• Área de Animação Cultural;
  • Área de Animação Infantil – Serviço de Educação e Recreio – desenvolve Trabalho Com a Criança nas áreas de Ludoteca, Biblioteca e Ateliês de Expressão. Em simultâneo desenvolve Trabalho Para a Criança em acções de sensibilização aos pais e à comunidade, alertando para a importância das condições do Bem-estar das Crianças, através de reuniões, colóquios, publicações e exposições temáticas.

Principais actividades

atividades de animação infantilActualmente a ACEP desenvolve o seu trabalho em quatro sectores fundamentais, integrantes do Centro Comunitário:

• Animação Infantil;
  • Animação Juvenil;
  • Animação de Adultos;
  • Animação das Artes e do Espectáculo.

O trabalho desenvolvido nos 4 sectores está interligado e é projectado a pensar nas carências efectivas da comunidade envolvente. As dificuldades várias e os constrangimentos com que as famílias hoje em dia se deparam são o alvo principal da ACEP, no que diz respeito à sua resolução numa perspectiva dinâmica e multidisciplinar.

A ACEP dinamiza uma panóplia de projectos e actividades, dos quais destacamos a Ludoteca, o Centro de Experimentação das Ciências, Arte e Cultura (CECAC), a Universidade Popular e o Centro de Recursos em Conhecimento.

Ludoteca para crianças e jovensNo âmbito da Ludoteca é desenvolvido um trabalho para e com a criança e jovem, interligando-se com a Família, Escola e Comunidade, certos que todos estes componentes são fundamentais e interagem no Bem-estar do indivíduo. É a partir do livro, jogo, brinquedo e expressões como motivadores para a exploração dos diferentes espaços, e ligando-os a preocupações sociais, culturais e educacionais, que são criadas as diferentes dinâmicas de animação.

CECAC - animação infantilNo que diz respeito ao CECAC, este surgiu da interligação entre o sector de animação infantil e juvenil em 2001 que tem como objectivo disponibilizar formas de experimentação dos fundamentos / princípios da ciência, arte e cultura que facilitam a aquisição de competências cognitivas e comportamentais. O tema deste Centro são as Ciências da Vida, tendo como objecto principal de experimentação o Homem enquanto Ser Vivo e dirige-se a todos os grupos etários, pretendendo contribuir para a promoção da saúde enquanto instrumento de disseminação de conhecimento.

Universidade popular - educação para adultosA Universidade Popular está em desenvolvimento desde 1997 e consiste num projecto de educação de Adultos e Animação Sócio Cultural que proporciona um ensino alternativo, baseado na educação não formal e pretende dar respostas às necessidades / interesses de cada sujeito em desenvolvimento. Destina-se em particular à população em risco de exclusão social. Esta contribui para estimular o conhecimento e motivar a população através da progressiva abertura e alargamento das actividades pedagógicas e relacionamento com a melhoria da qualidade de vida, assim como fomentar a participação social, permitindo o acesso a todos os processos de tomada de decisão, para que possam expressar livremente os seus interesses e realizar as suas aspirações.

Centro de Recursos em Conhecimento da ACEP, integra a Rede de Centros de Recursos em Conhecimento, sendo a sua área de conhecimento a Animação Sócio Cultural. Permite a qualquer pessoa aceder a este espaço físico e também virtual para obter informação, conhecimento e auto-formação.

Desenhos centro de recursos em conhecimentoCrianças na ACEP

Títulos de destaque que foram atribuídos à instituição

• Declaração de Utilidade Pública;
  • Declaração de Superior Interesse Social;
  • Instituição de Mérito;
  • Prémio de Boas Práticas (projecto da universidade popular).

Como pode ajudar a ACEP?

• Tornando-se sócio através do pagamento de uma quota anual de 25€, o que lhe permite beneficiar de descontos em vários serviços;
  • Consigne 0,5% do seu IRS sem qualquer custo – NIF – 500794979;
  • Através de donativos e obtendo benefícios fiscais ao abrigo da Lei do Mecenato – NIB – 003508520006968903264