Entidade de Junho de 2012

Santa Casa da Misericórdia de Murça

Santa casa da misericórdia Murça

A nova Misericórdia foi criada em 30 de Junho de 1923, sendo os seus estatutos aprovados a 10 de Agosto do mesmo ano.

Teve como refundadores o Padre Álvaro Tavares, António Correia da Fonseca, António Luís de Castro, António Teixeira Constantino, Ilídio de Morais Gouveia, José Maria de Mendonça e José Alves de Freitas.

Sede santa casa da misericórdia Murça

A nova Misericórdia, herdeira da velha instituição setecentista propõe então como objectivo principal a “prática da caridade e beneficência”, nomeadamente no que se refere à quinta obra de misericórdia: “assistir aos enfermos”.

A Santa Casa da Misericórdia de Murça assume um papel primordial no que respeita aos esforços desenvolvidos no sentido de prestar cada vez mais e melhores serviços que permitam fazer face às necessidades dos idosos, sendo que, os seus serviços estão vocacionados para intervir adequadamente na área do envelhecimento, apostando cada vez mais no alargamento da sua área de intervenção. Esta pretende promover o bem-estar biopsicossocial dos seus utentes.

Valências que a Santa Casa da Misericórdia tem em funcionamento, no campo da assistência:

Lar e Centro Dia Santa Maria Maior Murça

Pré-Escolar – 37 Utentes

Infantário da S.C.M. Murça

Projectos a destacar:

Animação Sociocultural na 3.ª Idade, com os seguintes objectivos:

- Valorização das capacidades do idoso;
- Proporcionar momentos de convívio e interacção entre os idosos;
- Desenvolver o bem-estar físico e psicossocial;
- Favorecer a auto-estima;
- Fomentar a interacção entre as crianças e os idosos.

Projeto de animação sociocultural na 3ª idade

Diariamente são realizadas acções de desenvolvimento cognitivo, trabalhos manuais, expressão dramática, estimulação sensorial e actividade física.

Projectos desenvolvidos:

“Avós e netos”

Consiste na realização de várias actividades desenvolvidas ao longo do ano entre os idosos e as crianças. Cada avô (idoso) tem um neto (criança), ficando este responsável pela criança nas actividades desenvolvidas.
Este projecto tem como objectivo primordial valorizar/responsabilizar o idoso, permitindo a troca de saberes entre as duas gerações, bem como estabelecer laços afectivos e promover o convívio.

Projeto avós e netos

Actividades inter-instituições

Este projecto desenvolve-se através da articulação entre os utentes do centro Social Recreativo e Cultural de Vila Verde, do Centro Social e Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada e os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Murça.
Uma acção inovadora que tem por objectivo actuar em todos os campos do desenvolvimento qualitativo do bem-estar do idoso. Este projecto visa estimulá-los mental, física e afectivamente, combatendo o aborrecimento e a monotonia da própria idade. Realizamos piqueniques, torneios de sueca, boccia, jogos de estimulação cognitiva, workshops e idas à discoteca.

Projeto de desenvolvimento qualitativo do bem-estar do idoso

Passeios e convívios

Realizamos vários passeios a diversos locais tais como: santuários, monumentos, proporcionando novos conhecimentos e descobertas.

Passeios e convívios de idosos

Aulas de ginástica

Os alunos de várias turmas do Agrupamento de Escolas de Murça, visitam-nos semanalmente para aulas de ginástica, proporcionando uma vida mais activa e saudável com a prática de exercício físico.
Desenvolvem-se também jogos de sueca, bem como o cantinho da beleza, onde mimam os idosos com cuidados de manicure e cabeleireiro. Isto permite, a troca de carinho e de amizade entre as duas gerações.

Aulas de ginástica de idosos

Na área da tecnologia

Aulas de informática, contacto com as novas tecnologias, iniciação no Word/ Paint.
Para muitos idosos, é o primeiro contacto com as novas tecnologias.

Área da reabilitação

A Fisioterapia na terceira idade pode ser a solução na prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida.
Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade, mas para os idosos, eles se multiplicam. O simples facto de se praticar algum tipo de actividade física já melhora e muito a qualidade de vida das pessoas, aumentando a resistência e força muscular necessárias para a realização de tarefas comuns, como pegar um neto ao colo ou ir ao supermercado.

Área de reabilitação de idosos

Como pode envolver-se?

Torne-se Irmão da Santa Casa da Misericórdia

• Contribuindo com um valor de 7.50€ por ano.

Ajude-nos a criar um grupo de voluntários que nos permita envolver:

• Serviços e comércio local: voluntariado de profissionais de estética e cabeleireiro, entre outros;
  • Comunidade em Geral: Fazendo visitas, organizando jogos colectivos, fazendo doações de material ortopédico, didáctico e pedagógico, entre outros;

Ajude-nos também a divulgar o que de melhor se faz na Santa Casa da Misericórdia de Murça, no melhoramento do bem-estar biopsicossocial dos nossos idosos.

Para mais informações contacte-nos através:

Telefone: 259518270

Email: mis.murca@portugalmail.com