Entidade de Janeiro de 2013

Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

Associação de paralisia cerebral de lisboa

A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – Núcleo Regional Sul (APPC-NRS) foi fundada em Lisboa a 26 de julho de 1960 por um grupo de pais e de técnicos, tendo sido a primeira Associação de pais e de técnicos criada em Portugal para pessoas com deficiência, dando origem a diversos Núcleos que foram sendo criados em todo o país. Com a reestruturação dos Núcleos Regionais em 2006, surgiu a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa – APCL, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social e Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos.

Grau de membro da ordem do méritoA 10 de junho de 2012, a APCL foi agraciada com o Grau de Membro da Ordem do Mérito por sua Excelência o Sr. Presidente da República.

Missão e Visão

Meninos com paralisia cerebral a andar de cavaloA Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) sintetiza a sua missão em quatro pontos principais:

• Apoiar na concretização de um projeto de vida através da promoção do desenvolvimento máximo das capacidades dos beneficiários;
  • Proporcionar aos beneficiários e suas famílias um clima de tranquilidade (eliminar a angústia);
  • Contribuir para a divulgação/sensibilização da sociedade civil para a problemática da deficiência e da paralisia cerebral em particular;
  • Lutar pelos Direitos das Pessoas com deficiência ao pleno exercício da cidadania.

Na prossecução da sua missão, a APCL rege-se por valores tais como o respeito pelos utentes e seus familiares, a não-discriminação negativa e a excelência na prestação de serviços.

Equipamentos sociais da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

Para a promoção e realização da sua missão, a Associação de Paralisia Cerebral dispõe de diversos equipamentos sociais com vista à prestação de serviços aos seus utentes. Desenvolvendo atividades variadas, a APCL proporciona experiências e oportunidades únicas aos cidadãos com paralisia cerebral.

Centro Nuno Belmar da Costa

Centro Nuno Belmar da costa

• Lar Residencial com capacidade para 29 utentes;
  • Centro de Atividades Ocupacionais com capacidade para 52 utentes.

Centro Nuno Krus Abecassis

• Lar Residencial com capacidade para 24 utentes;
  • Centro de Atividades Ocupacionais com capacidade para 12 utentes.

Casa do Tejo

• Lar Residencial com capacidade para 7 utentes.

Casa de Benfica

• Lar Residencial com capacidade para 7 utentes.

Espaço 7 Ofícios

Espaço 7 ofícios

• Centro de Atividades Ocupacionais e atividades de lazer com capacidade para 25 utentes;
  • Formação Profissional na área de técnicas administrativas com capacidade para 35 utentes.

Centro de Equitação Terapêutica

Equitação terapêutica

• Equitação terapêutica, equitação desportiva adaptada e hipoterapia, com capacidade para 90 utentes.

Centro de Atividades Aquáticas

Atividades aquáticas para crianças e de reabilitação

• Atividades aquáticas, natação adaptada, natação de reabilitação, correção postural e hidroterapia, com capacidade para 50 utentes.

Centro Dr. José de Azeredo Perdigão

Centro Dr. José de Azeredo Perdição

• Lar Residencial com capacidade para 24 utentes;
  • Residência Autónoma com capacidade para 10 utentes;
  • Creche com capacidade para 66 utentes;
  • Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 100 utentes.

Outras iniciativas desenvolvidas

Cultura e Lazer

Com o objetivo de proporcionar experiências e vivências únicas aos seus beneficiários, todos os meses a APCL promove, organiza e desenvolve atividades de carácter cultural, educativo, lúdico e recreativo.

Juntamente com os voluntários, a APCL promove idas a espetáculos, concertos, festivais, passeios, caminhadas, saídas à noite e intercâmbios internacionais.

Concertos e passeios

O projeto “Grupo de Turismo”, em particular, destina-se a realizar fins-de-semana em locais acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, incluindo visitas culturais e muita animação para os participantes.

Companhia Integrada Multidisciplinar (CIM)

Companhia integrada multidisciplinar (CIM)

A Companhia Integrada Multidisciplinar (CIM) surgiu em 2007, fruto de uma parceria entre a APCL, o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (CRPCCG) e a Associação VO’ARTE. A CIM é uma companhia de dança contemporânea e teatro físico, a qual integra intérpretes (bailarinos e atores) com e sem deficiência, numa abordagem que remete para a inclusão associada ao trabalho artístico.

Atividades desportivas

A APCL incentiva a prática desportiva dos jovens com paralisia cerebral, promovendo diversas atividades desportivas: futsal, futebol de 7, boccia, natação adaptada, paradressage, tricicleta, atletismo e gincana.

Piscina Terapêutica – Centro Dr. José de Azeredo Perdigão
Há cerca de 10 anos que a APCL dispõe de um Centro de Atividades Aquáticas que desenvolve a sua atividade nas piscinas municipais da Câmara Municipal de Lisboa. Este centro disponibiliza serviços nesta área a cerca de 50 alunos por mês.
Como a instituição não possui um espaço de piscina próprio com as características mais adequadas à prestação de serviços à população portadora de deficiência, deu-se início à construção de uma piscina terapêutica, a qual se encontra com a primeira fase de obras (as infraestruturas) concluída.
De momento, a APCL procura obter os recursos financeiros necessários (aproximadamente 150.000€) para completar as restantes obras – arquitectura, estabilidade, rede de água e esgotos, rede eléctrica; e equipamentos – climatização e aquecimentos de água.

Piscina terapêutica centro Dr. José de Azeredo Perdigão

Assim que se encontre finalizada, a piscina terapêutica irá proporcionar atividades de hidroterapia para bebés, crianças, jovens, adultos e idosos que apresentem situações particulares de saúde, deficiência ou de risco a nível biológico ou psicológico. Este tipo de atividades promove e estimula os potenciais de desenvolvimento, bem como de aprendizagem e descoberta (no caso das crianças), sendo igualmente importantes em termos das capacidades funcionais – estimulando as possibilidades de atuação e de interação neste e noutros contextos.
A conclusão deste projeto irá trazer melhorias significativas às condições de funcionamento do Centro de Atividades Aquáticas da APCL, facultando um serviço com maior qualidade e com respostas mais adequadas aos utentes. Deste modo, será possível elevar a qualidade dos serviços prestados e, simultaneamente, aumentar o número de beneficiários abrangidos pelos mesmos. O Centro de Atividades Aquáticas da APCL recebeu a Certificação Europeia nível I EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), atestando a qualidade dos serviços prestados.

Como pode ajudar a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

• Tornar-se sócio da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa
    Pode fazê-lo clicando aqui.
  • Efetuar um donativo
    Se desejar, pode realizar um donativo a favor da APCL, através do NIB 0007 0000 00224976854 23.
  • Proceder à consignação de 0,5% da coleta do IRS, sem qualquer prejuízo para o próprio
    Colocando o NIF 506 610 624 na declaração de rendimentos de IRS (Modelo 3 – Anexo H, Campo 9).
  • Colaborar como voluntário
    Caso pretenda inscrever-se como voluntário da APCL para colaborar numa das respostas sociais desta instituição, poderá fazê-lo através do endereço sede@apcl.org.pt.

Para mais informações sobre a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e como pode ajudar esta entidade, visite o site www.apcl.org.pt.

Sede Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa
Avenida Rainha D. Amélia