Entidade de Maio de 2011

O Companheiro

“O Companheiro – Associação de Fraternidade Cristã” - é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública que trabalha com o objetivo de promover a inclusão da pessoa reclusa e ex-reclusa, bem como das suas famílias procurando a sua inserção psicológica, sociológica e laboral tendo, em 2010, ajudado cerca de 700 pessoas.

Associação o companheiroA Associação trabalha com o fim de capacitar e apoiar reclusos e ex-reclusos na gestão de processos de mudança comportamental para uma maior adequação à vivência social. Procuram desenvolver sistemas de implementação de atividades ocupacionais e laborais, promovendo a integração desta população através da relação com o mercado de trabalho, fomentando processos de autonomia pessoal e profissional. Para além disso, disponibiliza os recursos que permitem às pessoas gerir com maior eficácia as dificuldades que sentem ao nível de subsistência (alimentação, residência, higiene, saúde, ocupação laboral e empregabilidade). Para tal, “O Companheiro” promove o desenvolvimento de políticas atuais de solidariedade social, fomentando a criação de sinergias na qualidade de colaboração, sensibilizando o tecido empresarial (privado e público) para o enquadramento sócio-laboral de pessoas que no passado se viram privadas de liberdade.

Estas são algumas das atividades desenvolvidas pela associação “O Companheiro”:

Residência Coletiva – Com capacidade para 22 indivíduos do sexo masculino, com o objetivo de superar carências de alojamento, mediante um Projeto de Inclusão - VIDA, que visa a autonomia do residente a nível pessoal, social e profissional.

Residência coletiva

Refeitório Social – Com uma capacidade atual para o fornecimento de 100 refeições diárias.

refeitório social

Atividades Ocupacionais Laborais – Visa uma melhor readaptação ao mercado de trabalho e à escolaridade, proporcionando aos seus beneficiários, o desempenho de uma atividade laboral em organismos públicos (Câmara Municipal de Lisboa) e/ou privados e o auferimento de um pequeno subsídio, promovendo assim, o treino de competências psico-socio-laborais, aquisição de hábitos e métodos de trabalho, e consequente adaptação profissional, visando a sua inclusão e re-integração.

atividades ocupacionais laborais

Saídas Jurisdicionais – “O Companheiro” disponibiliza também a permanência de reclusos do sexo masculino, em regime de residência e refeitório, em articulação com os serviços centrais dos estabelecimentos prisionais e das equipas da Direção-Geral da Reinserção Social (DGRS).

saídas jurisdicionais

Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade – Em articulação com a Equipa de Lisboa Penal II da DGRS procuramos enquadrar pessoas nas diversas valências de “O Companheiro” que, por ordem de sentença do tribunal, se vêm obrigados a cumprir prestação de trabalho a favor da comunidade.

Prestação de trabalho a favor da comunidade

Formação Profissional – Com o desígnio de responder com manifesto valor social a um dos problemas típicos da região de Lisboa: escassas oportunidades de emprego para uma mão-de-obra com baixos níveis de qualificação profissional e escolar. O objectivo da formação profissional é o de assegurar e contribuir decisivamente para a inclusão psico-socio-laboral.

Formação profissional para inclusão psicosocio-laboral

Banco Alimentar – Apoiamos na distribuição de géneros alimentares e no treino e gestão de competências económicas cento e vinte agregados familiares (420 pessoas) dos Bairros Boavista (Benfica), Horta Nova e Padre Cruz (Carnide). Este projeto conta com a colaboração do Banco Alimentar Contra a Fome, Santa casa da Misericórdia de Lisboa e Junta de Feguesia da Encarnação.

Banco alimentar

4ªs feiras: Solidariedade Mais – Consiste no alargamento dos serviços técnicos especializados à comunidade envolvente, reforçando o apoio em aconselhamento jurídico e clínico, distribuindo géneros (e.g., roupa, alimentos e outros bens) e promovendo workshops temáticos.

4ªs feiras: solidariedade Mais

Para mais informações sobre estes e outros projetos visite o site da associação “O Companheiro".