Entidade de Maio de 2012

Espaço t – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária

Espaço t É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tutelada pelo Ministério da Saúde que promove a integração de um grupo muito heterogéneo de pessoas, utilizando a arte como processo de terapia.

Fundado há 18 anos o Espaço t desenvolve o seu trabalho em três áreas distintas (área Social, Cultural e de Formação) cujo objectivo principal é a integração de pessoas com problemas biológicos, psicológicos e sociais, entre os “ditos Normais”, através da arte, de forma a fomentar a autoestima e autoconceito de cada uma destas pessoas.

Prémios espaço tAo longo deste período o Espaço t tem visto o seu trabalho reconhecido, pela atribuição dos seguintes prémios:

• 2006 - Prémio Igualdade é Qualidade, pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego;
  • 2007 - Nomeação pela Fundação Calouste Gulbenkian para o prémio internacional Raymond Georis Price: The Mercator Found;
  • 2008 - 3º. Prémio Hospital do Futuro, na Categoria de Serviço Social;
  • 2009 - Prémio Infante D. Henrique pela Confraria das Tripas à Moda do Porto;
  • 2010 - Menção Honrosa Igualdade é Qualidade, atribuída pela Comissão para a Igualdade do Género;
  • 2012 – Distinção pelo IES – Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social como “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”.

“18 Anos a Transformar Homens em Príncipes”

Há 18 anos, pelas mãos de Jorge Oliveira, nasceu um Sonho! Um sonho de tornar o mundo mais feliz, mais humano, mais unido na sua diversidade, respeitando as diferenças de todos e de cada um.
Num período de profundas transformações e consequentes desafios sociais, sonhava-se que seria possível uma mudança social, pela aceitação das minorias e dos diferentes grupos desfavorecidos.

Foi assim que surgiu o Espaço t

Espaço físico espaço tEste espaço físico mas sobretudo ideológico, junta os extremos da sociedade, fazendo com que todos e independentemente das características de cada um se sintam valorizados e integrados numa sociedade que diz respeito a todos/as.
Um lugar quase mágico, onde todos/as tem voz e papel ativo, onde todos se transformam e assumem uma posição de maior controle das suas vidas, alterando antigos hábitos relacionais, sociais e sobretudo de saúde.

Afinal o sonho de 1994, é agora uma realidade que tem mudado muitas vidas. Vidas de homens e mulheres que, apesar de em alguns casos as patologias/problemáticas ainda persistirem, acreditam mais em si, respeitam-se mais e sentem-se agora cidadãos de pleno direito.
Esta instituição particular de solidariedade social fomenta a criatividade como linguagem comum despertando nos seus 500 alunos uma participação activa, consciente e livre. Unir sem segregar utilizando a arte como linguagem cognitiva das emoções é o seu mote.

Carta Aberta do Fundador e Presidente - Jorge Oliveira

Jorge OliveiraLeia aqui a carta de Jorge Oliveira, fundador e presidente do Espaço t e veja como pode ajudar!

Para ajudar o Espaço t, basta que deposite 1€ na conta domiciliada na Caixa Geral de Depósitos com o NIB: 0035 01960002 0872 9304 4.

Se desejar recibo de donativo dedutível ao abrigo da lei do mecenato social, envie p.f. um comprovativo da sua transferência com os seus dados (Nome, Morada e NIF) para o fundacao.galpenergia@galpenergia.com. Enviaremos o respectivo recibo (emitido pelo Espaço t) o mais brevemente possível.

Destaque Espaço t Maio de 2012

Corpo Evento - ciclo de espetáculos em teatro e dançaO Espaço t apresenta a 14ª edição do Corpo Evento – Ciclo de Espetáculos em Teatro e Dança.

Este Ciclo será apresentado, mais uma vez, no Rivoli-Teatro Municipal, de 28 de maio a 8 de junho, conta com a participação dos grupos de teatro e expressão Corporal do Espaço t, num total de 8 grupos distintos.
Juntam-se, ainda outros grupos convidados sendo de destacar AFUA- Associação Familiares, Utentes e Amigos Hospital Magalhães Lemos; grupo de Teatro do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, do Hospital Magalhães Lemos, do Centro Hospitalar Conde Ferreira, Centro de Apoio Social do Pisão (Cascais) e da Cercigaia.

O Corpo Evento pretende dar a conhecer ao público em geral a consolidação destes projetos ao nível da expressão corporal e dramática, que têm como objetivos comuns potenciar capacidades criativas, sociais e comunicacionais de pessoas com dificuldades de integração social, desenvolvendo a sua autoestima e autoconceito.
É objetivo do Corpo Evento contribuir para uma sociedade mais inclusa, onde todos desenvolvem um papel ativo. Mostrando que o palco é de todos/as e de cada um!

Teatro e expressão corporal espaço tO Espaço t acredita que “…em momentos de crise, como esta que vivemos devemos sempre nos superar e mostrar o melhor que sabemos fazer! Neste caso em concreto, é fazer subir ao palco atores improváveis e mostrar que apesar de tudo, são muito capazes de transmitir afetos e relações, mudando paradigmas e verdades numa luta pela aceitação do outro.”