Entidade de Novembro de 2012

Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária

Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia SolidáriaA Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária surgiu no âmbito do Projeto de Luta Contra a Pobreza e pela criação de um programa para o desenvolvimento de empresas de inserção socioprofissional dos Açores – o Projeto IDEIA, iniciado em 1999. A Cresaçor assumiu personalidade jurídica no ano 2000 sob a forma de Cooperativa de Solidariedade Social.
Esta instituição dispõe de equipas multidisciplinares e descentralizadas que, de acordo com a sua missão e objeto social, colaboram in loco com os cooperantes e públicos em risco ao nível da consultoria e assessoria técnica em diversas áreas – como, por exemplo, o desenvolvimento de iniciativas de promoção da Economia Solidária e Desenvolvimento Local, o apoio a imigrantes em situação de grave carência económica e social e o aconselhamento a cidadãos em situação de endividamento, bem como o incentivo ao empreendedorismo social e ao microcrédito.

Missão

A Cresaçor assumiu como missão a Promoção do Movimento de Economia Solidária nos Açores, aliando as dimensões do desenvolvimento local e comunitário, da formação profissional, pessoal e social, às vertentes da produção e comercialização.
Nos últimos anos, a Cresaçor tem vindo a afirmar-se e a ganhar notoriedade enquanto instituição com grande capacidade para o desenvolvimento e organização de iniciativas promotoras de inserção socioprofissional e coesão social, bem como eventos com forte entrosamento cooperante e associativo.

Cooperativa regional de economia solidária

Objetivos gerais

No desenvolvimento da sua atividade, a Cresaçor visa a realização dos seguintes objetivos:

• Incrementar o acesso à educação, à formação e à incubação do posto de trabalho, no âmbito do Mercado Social de Emprego e do acesso ao microcrédito;
  • Apoiar a criação e sustentabilidade de microempresas de inserção social, procedendo à promoção, valorização, comercialização e distribuição de produtos das iniciativas de economia solidária das Instituições de Solidariedade Social dos Açores;
  • Prestar serviços de consultoria económico-financeira tendo por objetivo a sustentabilidade e autonomia das microempresas de inserção social.

iniciativa de inserção socioprofissional e coesão social

Projeto Sertã Solidária

Projeto Sertã SolidáriaO Projeto Sertã Solidária, lançado a 6 de junho em 2012 pela valência da Cresaçor – Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante (contando com o apoio da Direção Regional das Comunidades), tem por objetivo redirecionar os excedentes alimentares provenientes da restauração e similares, para os cidadãos imigrantes que se encontram em situação de grave carência alimentar e que não foram abrangidos pelas políticas sociais devido à sua situação irregular.

Com o desenvolvimento desta iniciativa, a Cresaçor denotou um crescente número de pedidos de apoio por parte de diversas entidades de cariz social, inclusive instituições ligadas a outros públicos em risco. Deste modo, a Cresaçor decidiu afetar o Projeto Sertã Solidária a todos os cidadãos que comprovem carência económica e alimentar, na área urbana da cidade de Ponta Delgada.

preparação de refeições gratuitasNos três primeiros meses de atuação, foram distribuídas ao abrigo deste projeto 701 refeições gratuitas, tendo a Cresaçor recebido o apoio de 24 entidades ligadas à restauração e similares. Esta iniciativa é constituída pelas equipas técnicas do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e da Associação do Novo Dia, bem como pelos voluntários que se associaram a esta causa.

Público-alvo: imigrantes, repatriados, sem-abrigo, jovens em risco, famílias endividadas, cidadãos em processo de reintegração social e/ou de reabilitação de substâncias psicoativas e famílias desestruturadas.

Como pode ajudar a Cresaçor?

• Ser Doador do Projeto Sertã Solidária
    A Cresaçor aceita doações dos excedentes alimentares provenientes da restauração, hotelaria e similares.
  • Apoiar a criação de um grupo de voluntários
    A criação deste grupo permitirá recolher os excedentes alimentares junto dos doadores da Cresaçor, distribuir as refeições pelos cidadãos que delas necessitam e, ainda, angariar novos doadores para o Projeto Sertã Solidária.

Para mais informações sobre a Cresaçor e como pode ajudar, visite o site www.cresacor.org.

Refeitório social Sede Cresaçor

Sede Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária