Serviço Educativo da Casa da Música

Serviço educativo cada da músicaO Serviço Educativo da Casa da Música tem um compromisso com a sociedade ao proporcionar a todos os públicos experiências que levam à descoberta da música como universo de prazer e conhecimento, de realização pessoal e comunicação com o outro. Ouvir, Fazer, Criar, Saber - estes são os verbos conjugados de modo contínuo, através de atividades que permitem a cada cidadão, em qualquer fase da vida, estabelecer a relação que desejar com a música.

Ao conjunto de iniciativas regulares, associam-se projetos artísticos, educativos e comunitários que revelam frequentemente o papel da música enquanto factor de reabilitação de afectos. Neste contexto, o Serviço Educativo assume uma dimensão social, abrindo-se a grupos de realidades socioculturais distintas, cidadãos com necessidades especiais e outros que, por diferentes motivos, não costumam ter acesso a uma vivência artística plena.

Workshops de criação musical, modelos originais de concerto, espaços de interação musical livre (os Hot Spots) e ações de formação dão corpo a uma agenda que compreende sessões para grupos específicos ou abertas ao público em geral. Porque esta é uma Casa de muitas portas, todos são bem-vindos: desde bebés e crianças a seniores, contando com a participação escolas, de músicos e de não músicos.

Dia Mundial da criança na casa da músicaInspirador de outros agentes educativos, sociais e culturais, o Serviço Educativo vem merecendo o reconhecimento nacional e internacional - um estímulo para uma equipa que tem, no entanto, na satisfação e valorização de cada um dos cidadãos com quem interage a sua maior recompensa.

A Fundação Galp Energia em parceria com a Refinaria de Matosinhos têm apoiado o Serviço Educativo da Casa da Música na celebração do Dia Mundial da Criança, através de iniciativas inovadoras, entre as quais, a composição da cenografia com utilização de desperdícios da refinaria, selecionados meticulosamente de forma a serem esteticamente interessantes e utilizados na produção de som.

O projeto Sonópolis conta também com o acompanhamento próximo da Fundação Galp Energia. Neste projeto, é dada a oportunidade a jovens e a colaboradores da Refinaria de Matosinhos e suas famílias de participar nos ensaios e no espetáculo final, celebrando a diversidade, a mistura de comunidades, gerações, linguagens e gostos.

Consulte ainda