02/03/2018 | Energia e Ambiente

Fundação Galp assina protocolo para energias sustentáveis em Bissau

A assinatura de um projeto bienal da UCCLA, Câmara Municipal de Bissau e Fundação Galp, aprovado e financiado pela União Europeia (UE), vai permitir equipar com gás butano 25.400 casas de bairros pobres da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau.

energias sustentáveis em bissauPara tal, a Fundação Galp e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), numa cerimónia que contou com a presença do Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, assinaram hoje um Protocolo de Parceria que levará à implementação deste projeto de desenvolvimento de energias domésticas sustentáveis na cidade de Bissau.

Com início em abril deste ano, o projeto visa melhorar as condições de vida da população de Bissau, graças ao acesso a fontes de energia alternativas ao carvão, que tem efeitos nefastos para o ambiente e a saúde, por uma energia mais limpa: o gás butano. Envolve o fornecimento de 25.400 'kits', constituídos por pequenos fogões com botija de gás (bico de fogão) e acessórios de ligação.

A ação insere-se no contexto do “Pacto dos Autarcas”, enquadrado na política de energia da Comissão Europeia e seu alargamento às cidades da África Subsaariana, para incentivar boas práticas e capacidades de acesso a recursos energéticos limpos à disposição das comunidades urbanas e periurbanas.