29/05/2017 | Energia e Ambiente

Fundação une-se à EPIS e à Galp Voluntária em ação de voluntariado ambiental

No ano em que se assinalam os 300 anos do Palácio Nacional de Mafra, a Fundação Galp colaborou e convidou a Galp Voluntária a associar-se à EPIS (Empresários pela Inclusão Social) e a outras instituições para participar na maior ação de limpeza de sempre da Tapada de Mafra.

O objetivo da ação era recuperar o ecossistema natural deste Parque, equivalente ao da época em que o Palácio foi mandado construir por D. João V, em 1717.

A Tapada de Mafra possui 800 hectares, onde vivem 500 animais de 60 espécies diferentes. Esta ação de limpeza contou com a participação de um total de 770 voluntários (425 voluntários das empresas e 345 professores e alunos EPIS) empenhados na proteção da natureza e na prevenção contra incêndios, registando-se os seguintes resultados:

• 20 hectares de mata limpa;
  • 40 toneladas de material lenhoso recolhido;
  • 200 metros de cercas antigas removidas e desmontadas;
  • 500 quilos de fruta distribuída aos javalis e gamos;
  • Um quilómetro de valas limpas;

Para além da Galp, estiveram presentes voluntários de mais 13 entidades parceiras da EPIS: Ascendum, CTT, Deutsche Bank, EDP, Liberty Seguros, PWC, REN, Repsol, Santander Totta, Câmara Municipal de Sesimbra, Sapec Agro, Sovena e Grupo Trivalor, bem como alunos e professores de escolas EPIS de oito dos concelhos de Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Seixal, Setúbal e Sintra.

“É muito importante que o trabalho da EPIS nas escolas, focado na promoção do sucesso escolar de milhares de alunos, inclua a promoção dos Valores e de uma Cidadania Ativa e Comprometida. Esta ação inédita de voluntariado, na área da sensibilização ambiental e do património natural e edificado, em que quadros de empresas e alunos trabalham juntos para um mesmo objetivo de mérito elevado, é um excelente exemplo das práticas que podemos lançar para que a Educação dos nossos jovens seja cada vez mais integral e humanista”, referiu o Presidente da Direção da EPIS, Dr. António Vitorino.