01/06/2017 | Energia e Ambiente

Fundação Galp leva eletricidade solar a comunidades rurais de Moçambique

A Fundação Galp, o Fundo de Energia de Moçambique (FUNAE) e a Galp vão desenvolver um projeto social de eletrificação com recurso a sistemas solares fotovoltaicos em escolas, centros de saúde e comunidades das províncias de Maputo, Sofala, Manica e Cabo Delgado.

No dia 30 de maio foi assinado em Maputo o protocolo de parceria entre estas entidades, representadas por Paula Amorim, presidente do conselho de administração da Fundação Galp, Carlos Gomes da Silva, presidente da comissão executiva da Galp, e António Osvaldo Saíde, presidente do conselho de administração do FUNAE. Este projeto será desenvolvido num prazo de dois anos, contando com um investimento global de €600,000 (cerca de 40 milhões de meticais), financiado pela Fundação Galp.

A Fundação Galp tem vindo a desenvolver este projeto desde 2016, tendo o mesmo sido selecionado após a avaliação de mais de uma centena de projetos, apresentados por entidades interessadas e que preenchiam os critérios de elegibilidade. A promoção da eletrificação rural através do aproveitamento dos recursos naturais é um dos vetores, definidos pelo Governo de Moçambique, como estratégico e prioritário para o desenvolvimento económico e social do País.