24/06/2019 | Cultura e Educação

Proteção dos animais ganha lugar na final do Apps For Good

Primeiro regional do projeto Apps For Good realizou-se na ilha Terceira e elegeu a equipa SOS Animais para representar os Açores na final, que se realiza em Setembro

Apps For Good arrancou com a primeira fase regional do projeto, um programa educativo tecnológico apoiado pela Galp que desafia os alunos a criarem soluções para os problemas que encontram na sua comunidade focadas em dois objetivos principais: a solução tem que ser tecnológica e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Esta primeira "semi-final" teve lugar na na ilha Terceira, nos Açores, onde grupos de estudantes de várias ilhas apresentaram o seu pitch perante um júri que incluiu representantes da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, da Associação Nacional de Professores de Informática, Universidade dos Açores e da Direção Regional de Educação. Na primeira parte os alunos fizeram uma apresentação de pitch de 3 minutos e seguiram para uma dinâmica de Market Place onde o júri teve oportunidade de conhecer com maior detalhe os projetos.

A Solução Vencedora

A equipa que ganhou um lugar no evento final, que se realiza dia 13 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian, é a única a representar o arquipélago dos Açores e vem do 2º ano do curso de gestão de informática da Escola Profissional da Ribeira Grande. A SOS Animais é uma aplicação que pretende lutar contra o abandono de animais construindo uma base de dados para aqueles que se encontram abandonados ou perdidos na sua localidade, através de geolocalização e identificação dos mesmos.

Com um protótipo bem desenvolvido, e quase pronto para ser utilizado, e a questão de RGPD e base de dados construída, a solução do grupo de estudantes foi a que demonstrou mais solidez em todos os campos. Ao longo da competição ocorre em simultâneo uma votação online para eleger o prémio do público. A solução Move in Pico foi a grande vencedora deste destaque.

Este é o primeiro ano de parceria, em que a Galp entrou com o lançamento de um desafio às escolas Apps For Good: apresentarem soluções tecnológicas que promovam a transição energética, reduzam a pegada ecológica e a mobilidade sustentável, eixos estratégicos da empresa. A educação, também um eixo primordial para a estratégia da empresa, é um caminho fundamental para atingir a sustentabilidade das sociedades, assim como o uso da tecnologia para esse mesmo fim.

O próximo regional terá lugar em Valongo, no próximo dia 28 de Junho, sendo que se seguem o de Lisboa, a 2 de Julho e o da Madeira, a 9 de Julho. Dos 4 regionais resultarão a eleição de 22 soluções tecnológicas que competirão pelo primeiro lugar e a uma lista de prémios, inclusive o desenvolvimento da sua solução. O evento final terá lugar dia 13 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, e será aberto ao público em geral.