26/07/2019 | Cultura e Educação

Dá a tua energia pelo Planeta em Sines

Fundação Galp leva temas como a energia e o consumo sustentável ao Festival Músicas do Mundo

"Eu acho que todas as pequenas coisas que vocês disseram podem fazer uma grande diferença no planeta". Foi com esta partilha que se encerrou a primeira das três tardes passadas no Pátio das Artes, um local de iniciativas paralelas aos concertos do Festival Músicas do Mundo, em Sines. A primeira aula, dada pelos voluntários Nuno Oliveira e Nelson Lopes Branco, aconteceu no dia 22 de Julho e juntou voluntários, crianças e professores em três tardes onde a energia e a sustentabilidade foram os temas-chave.

Ao lado de iniciativas da esfera artística, onde estiveram incluídas aulas de dança, música e expressão corporal e artística, a Fundação Galp marcou presença com as aulas de energia que leva às escolas durante todo o ano letivo. Entre perguntas e respostas abordam-se temas como a transição energética, a educação e o conhecimento, o desenvolvimento sustentável das comunidades e como é que cada um de nós pode fazer a diferença no futuro do Planeta.

Sandra Dias e Miguel Delgado ocuparam a segunda tarde de atividades, onde se partilharam “alternativas ao plástico que se usam lá em casa”. Do bambu ao metal, Sandra Dias fez passar os objetos que trouxe de mochila para mostrar às crianças. Já Daisy Geraldes e Ana Batista encerraram o terceiro dia da atividade com uma aula diferente. Na companhia do “Laranjinha”, uma mascote levada pelas voluntários, as crianças participaram, do início ao fim, num jogo de adivinhas com perguntas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, às quais as crianças respondiam quase em uníssono.

Entre fotografias e ofertas de garrafas e sacos reutilizáveis, as crianças não saíram do Pátio das Artes sem um último compromisso, o de darem a sua energia pelo planeta, todos os dias. Os Projetos Educativos Galp arrancam novamente em Setembro, sob o mote Dá a tua energia pelo Planeta, e contam com a energia de todos os voluntários para mais um ano de projetos de sustentabilidade a apresentar no Energy Bootcamp, em 2020.