09/02/2018 | Cultura e Educação

Fundação Galp é parceira do Global Teacher Prize Portugal

​A Fundação Galp é a principal parceira do Global Teacher Prize em Portugal, um prémio que pretende acelerar o processo de valorização da profissão de professor em todo o Mundo, como motor da mudança e desenvolvimento.

Qualquer professor português, desde o ensino da primeira infância até ao secundário, público e privado, passando pela educação especial, pode candidatar-se, com um projeto ou um método pedagógico próprio, ao prémio anual de 30.000€.

O Prémio foi anunciado no dia 6 de fevereiro, numa conferência de imprensa no liceu Passos Manuel - o mais antigo de Portugal -, em que as crianças foram os jornalistas e que contou com a presença do CEO da Galp. Carlos Gomes da Silva afirmou na cerimónia que "a educação é um eixo central na estratégia de sustentabilidade da Galp, pelo que esta parceria com o Global Teacher Prize Portugal é mais do que natural. Queremos reconhecer os professores portugueses pelo papel fundamental que desempenham hoje pelo futuro da nossa sociedade e do nosso país. Sobretudo aqueles que desenvolvem projetos nas áreas tecnológicas com impacto social.”

Adicionalmente, a Fundação Galp, por reconhecer que os temas de eficiência energética e tecnologia são particularmente relevantes, e, como incentivo a que sejam desenvolvidos e divulgados projetos educativos nessa área, principalmente junto de comunidades com maiores desafios sociais, decidiu atribuir uma menção honrosa no valor de 5.000€ para o melhor projeto.

Com o objetivo de reforçar a importância do papel do professor no desenvolvimento das crianças e da sociedade, de partilhar casos de sucesso na resposta às novas necessidades e promover um debate frutuoso sobre o futuro da educação, este prémio para professores nasceu por iniciativa da Varkey Foundation, uma organização sem fins lucrativos, com a missão de melhorar a educação. O prémio internacional, que irá premiar com um milhão de dólares o melhor professor do mundo, pretende ser o Nobel da Educação.