05/04/2018 | Energia e Ambiente

Pinhal de Leiria recebe 113 mil árvores do Movimento Terra de Esperança

13 mil pinheiros plantados em 10 hectares e 100 mil adicionais doados ao Pinhal de Leiria pela Fundação Galp e ANEFA para plantação posterior. Última ação de voluntariado da época de plantação de floresta mobiliza mais de 500 pessoas.

No balanço dos primeiros seis meses do MTE foram mobilizados mais de 1.500 voluntários e plantados, até agora, 53.700 carvalhos, castanheiros, sobreiros, pinheiros, medronheiros, freixos e outras espécies autóctones.

Iniciativas desde novembro abrangeram terrenos em Arganil, Mangualde, Vila Nova da Barquinha, Pedrogão Grande, Torres Vedras e Marinha Grande, entre outros.

O movimento Terra de Esperança (TEM) mobilizou mais de 500 voluntários para uma ação de reflorestação de 10 hectares do Pinhal de Leiria, devastado em 80% da sua área pelos incêndios do ano passado. Até ao final do dia, este terreno contará com 13 mil pinheiros.

Além da iniciativa de hoje, que encerra a época de reflorestação, a Fundação Galp e a Associação Nacional das Empresas da Floresta e Ambiente (ANEFA) doaram 100 mil árvores adicionais ao Pinhal de Leiria para plantação posterior.

Os 10 hectares hoje reflorestados pertencem a um talhão de 35 hectares cuja recuperação foi assumida pela Galp.

Esta ação de voluntariado, assegurada por colaboradores da Galp, familiares, amigos e parceiros, decorre junto à Aldeia de Pilado (Marinha Grande) e à semelhança das ações anteriores, privilegia as espécies arbóreas autóctones, neste caso os pinheiros bravos e mansos.

“A dimensão da tragédia do ano passado convocou-nos para um compromisso mais estruturante na reabilitação das terras, mas sobretudo da esperança de quem as habita,” afirma Joana Garoupa, diretora de Marketing e Comunicação da Galp. “A mobilização de tão grande número de voluntários mostra que podem contar connosco.”

Desde o seu início, em novembro, e após a ação de hoje, o MTE já reflorestou 65 hectares nos concelhos de Arganil, Mangualde, Vila Nova da Barquinha, Pedrogão Grande, Arganil e Torres Vedras. O número total de árvores plantadas já ultrapassa as 53 mil. As espécies abrangidas incluíram carvalhos, castanheiros, pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiros, freixos, amieiros, plátanos, azevinhos, medronheiros, e bétulas.