Educação e Conhecimento

Promovemos o acesso à educação inclusiva e de qualidade, ao empreendedorismo e à inovação social. Incentivamos a mudança de comportamentos nos mais jovens e nas comunidades, reconhecendo o mérito dos alunos e professores.

Os Projetos Educativos têm na sua essência a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos. É com a missão de sensibilizar e responsabilizar toda a comunidade para a importância da educação e cidadania que promovemos e concretizamos tais iniciativas.

O foco dos projetos desenvolvidos assenta nos desafios da sustentabilidade, colocados pelas necessidades de preservação do Planeta, onde se pretende reconhecer o empreendedorismo e a inovação da comunidade envolvida nas iniciativas.

Movimento Educativo Galp

Future Up
O futuro está na tua energia

Da comunidade para a comunidade, o Future Up é um Movimento Social Educativo Galp que conta com a ação de crianças e jovens, professores, voluntários e parceiros, para trazerem impacto real positivo à sociedade. Desafiamos todos os que querem fazer parte da mudança a aprender, a agir, a ensinar e a participar ativamente nos temas da sustentabilidade, da energia e do planeta, trazendo novas ideias, novas soluções e um novo futuro pela frente.

Global Teacher Prize

Considerado por muitos o prémio Nobel do Ensino, o Global Teacher Prize é uma iniciativa que premeia professores com trabalhos de excelência na área da educação. Em Portugal o programa vai já na sua terceira edição com o apoio da Fundação Galp e voltará a distinguir com um prémio de 30 mil euros o professor português que for eleito como o melhor do ano.

Educar para o Futuro

Educar para o Futuro é uma iniciativa Fundação Galp, em parceria com a Helpo, que apoia o desenvolvimento de projetos de educação em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

A Helpo é uma ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento - a atuar desde 2008 para nas áreas de educação e nutrição, prestando apoio às populações mais vulneráveis, em de países com baixo índice de desenvolvimento humano.

Programa Mentores GALP – Promover o Sucesso Escolar

O Programa Mentores GALP é uma parceria entre a Fundação Galp e a Associação EPIS – (Empresários Pela Inclusão Social). O objetivo do programa é apoiar projetos de inclusão social através de explicações e mentoria para alunos em risco, providenciando apoio escolar contínuo ao longo do ano letivo, e oferecendo estágios curriculares para alunos de cursos técnico-profissionais.

Parceria com Associação Bagos d’Ouro

Mudar a história das crianças do Douro

Cerca de um quarto da população portuguesa, 23%, encontra-se em risco de pobreza ou exclusão, sendo que os mais afetados são as famílias monoparentais e as que têm três ou mais crianças dependentes. A Região Norte é uma das regiões com um índice de pobreza mais alto do país e da Europa, em particular, nas comunidades situadas no Douro. (*Fontes: Eurostat, 2015 e 2017)

A promoção da educação é uma das formas mais válidas de reverter o ciclo de exclusão social. Esta é uma causa que partilhamos com a Associação Bagos d’Ouro.

Esta parceria viabiliza o acompanhamento e apoio escolar de 145 crianças e jovens e o reconhecimento do seu mérito, através atribuição de bolsas sociais. Deste modo procura-se assegurar que os jovens contrariam o destino e constroem um futuro mais sólido.

Festival Tremor

A Associação de Surdos da Ilha de São Miguel e a Escola de Música de Rabo de Peixe tocaram juntos num concerto único de abertura da 6.ª edição do Festival Tremor, uma parceria com a Galp Açores com vista à promoção da inclusão social através da música.