Educação e Conhecimento

Como grande motor do desenvolvimento do ser humano, a educação é um eixo central na estratégia da Fundação Galp.

Os Projetos Educativos têm na sua essência a promoção do acesso à educação inclusiva e de qualidade e a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos. É com a missão de sensibilizar e responsabilizar toda a comunidade para a importância da educação e cidadania que a Fundação Galp promove e concretiza as suas iniciativas.

O foco dos projetos desenvolvidos assenta nos desafios da sustentabilidade, colocados pelas necessidades energéticas e preservação do Planeta, onde se pretende reconhecer o mérito, dos alunos e professores, o empreendedorismo e a inovação.

Global Teacher Prize Portugal

Considerado por muitos o “prémio Nobel do Ensino”, o Global Teacher Prize é uma iniciativa que premeia professores com trabalhos de excelência na área da educação. Em Portugal, o concurso vai para a sua segunda edição com o apoio da Fundação Galp e voltará a distinguir, com um prémio de 30 mil euros, o professor português que for eleito como o melhor do ano.

Projetos Educativos UP

Os Projetos Educativos UP destinam-se aos alunos do ensino básico e secundário e pretendem sensibilizar toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, colaborativa e sustentável.

Os Projetos UP estão divididos em:

Missão UP, dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Power UP, dirigido aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Switch UP, orientado para alunos do ensino secundário

O Programa culmina com a seleção de 5 projetos finalistas de cada projeto UP, que são apresentados num Energy Boot Camp, onde os vencedores são escolhidos por um júri. As escolas vencedoras receberão financiamento para a implementação do seu projeto, num valor ente mil e sete mil euros, entre outros prémios.

Educar para o Futuro

Educar para o Futuro é uma iniciativa Fundação Galp, em parceria com a Helpo, que apoia o desenvolvimento de projetos de educação em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

A Helpo é uma ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento - a atuar desde 2008 para nas áreas de educação e nutrição, prestando apoio às populações mais vulneráveis, em de países com baixo índice de desenvolvimento humano.

Saiba mais.

Programa Mentores GALP

O Programa Mentores GALP é uma parceria entre a Fundação Galp e a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social. O objetivo do programa é apoiar projetos de inclusão social através de explicações e mentoria para alunos em risco, providenciando apoio escolar contínuo ao longo do ano letivo, e oferecendo estágios curriculares para alunos de cursos técnico-profissionais.

Para além deste programa, a Fundação Galp atribui todos os anos duas bolsas de mérito académico, com a duração de três anos, a dois alunos dos concelhos de Sines e Matosinhos.

Todos os anos, cerca de 40 colaboradores Galp, aceitam o desafio e abraçam o projeto, tornando-se mentores de jovens do 3º ciclo, da região de Lisboa.

Criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, a EPIS escolhe promover a inclusão social através da Educação. Desenvolve projetos que pretendem combater o insucesso e o abandono escolares, com particular enfoque na capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclo de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.

Em 2018/2019 os nossos Mentores e a EPIS permitiram…

• Apoiar 39 alunos
  • Envolver 86 voluntários
  • Atribuir 8 bolsas de estágio
  • Doar 4 bolsas sociais e de mérito

Serralves: Educar para a cultura e cidadania ambiental

A Fundação Galp é parceira da Fundação de Serralves no desenvolvimento de programas educativos que integram as Artes, a Cultura e o Ambiente. Com a crença de que a energia é a força dinamizadora que une a reflexão e o conhecimento à prática, o programa reforça a ligação entre a energia e as atividades educativas promovidas pela experimentação no âmbito da educação não formal.

Segundo uma estratégia assente no conceito de “Hands on/Minds on”, as linhas principais deste Projeto traduzem-se em ações como:

• Experimentar: atividades destinadas à comunidade escolar
  • Integrar: atividades de promoção da inclusão social e intelectual
  • Partilhar: atividades para famílias, jovens e crianças
  • Envolver: atividades para o público adulto